Azzaro 9, Azzaro

Imagem

Então, as vezes eu tenho sorte! Consegui essa raridade em uma loja física daqui de SP, da região da 25 de março. É um tester, e aposto que está vencido fazem mil anos, mas o importante é que está com o cheiro perfeito, sem alterações (oxidação, rancidificação ou demais processos químicos que detestamos).

E como fiquei feliz! Tinha lido sobre ele em uma das revistas daquela coleção “O Fascinante Mundo do Perfumes” e a curiosidade era grande…

Azzaro 9 é floral. Floral até a alma! Flores em profusão, com leve toque aldeídico e frutal, que o deixam com aquela característica das décadas de 80 que ou você adora ou odeia: a opulência! 

Foi apresentado em 1984 e está descontinuado, obviamente…

Notas de saída: aldeídos, abacaxi, mandarina, bergamota.

Notas de coração: mimosa, tulipa, cravo (flor), tuberosa, lírio, jasmim, glicínia (linda flor de nome feio: Wisteria floribunda), ylang-ylang, lírio-do-vale, rosa, flor-de-laranjeira, Genista tinctoria (juro que tentei achar a tradução para o nome popular da planta em português, mas não encontrei, se alguém souber,por favor, me conte).

Notas de fundo: sândalo, almíscar, musgo-de-carvalho, baunilha, incenso, cedro.

O que sinto em Azzaro 9 é um imenso buquê floral, com destaque para a tuberosa, a tímida porém presente flor-de-laranjeira, o jasmim e os lírios. Flores brancas e amarelas!!! 

Das notas de fundo sinto a presença do sândalo, do cedro e do inconfundível musgo-de-carvalho, que dá um “corpo” incrível ao perfume, bem com grande fixação e um breve toque fougère, de sugestão masculina e fresca. 

Azzaro 9 agradará (ou agradaria, visto sua descontinuação) aos fãs de florais opulentos, porém não tão densos da década de 80. Acho também que muitos o considerariam “datado” e demodê, mas como eu sou fã de perfumões Azzaro 9 ganhou minha admiração.

O frasco é lindo, faz lembrar um leque! 

Ainda existem exemplares disponíveis no Ebay, e se você for fã da perfumaria oitentista, dê uma olhadinha…

 

Anúncios

20 comentários sobre “Azzaro 9, Azzaro

  1. Até onde eu sei, a genista tinctoria não tem nome popular no Brasil nem em Portugal. Já vi traduzirem para vassoura de tintureiro, por causa de um dos nomes populares em inglês. Se eu pudesse batizá-la, chamaria de ginestra menor, tradução do nome em italiano, ginestra minore.

    Uma pena não existir por aqui, é uma planta medicinal muito elogiada. E agora eu descobri que também tem cheirinho bom. 🙂

  2. Nossa eu queria ter a sorte que você teve ao encontrar o perfume azzaro 9, porque sou simplesmente loucaaaa por ele!!! É o meu perfume, e não troco por nenhum outro. Eu tinha um frasco que acabou, e desde então, eu não comprei, nem achei bom, perfume nenhum mais. Tento achar até hoje o meu perfume predileto, e nada. Ele é divino!!!

  3. Então Diana, somente no ebay eu vou encontrá-lo. Quem sabe quando eu for a São Paulo tenho a sorte que você teve mexendo nas lojas da 25 de março, encontro um de reserva. Mas se não tiver jeito vou tentar o ebay mesmo, apesar de não confiar muito na burocracia de comprar fora né? Não que o site não seja de confiança, mas ainda tenho fé que vou conseguir encontrá-lo em São Paulo. Bjo para você!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s