Então, as vezes eu tenho sorte! Consegui essa raridade em uma loja física daqui de SP, da região da 25 de março. É um tester, e aposto que está vencido fazem mil anos, mas o importante é que está com o cheiro perfeito, sem alterações (oxidação, rancidificação ou demais processos químicos que detestamos).
E como fiquei feliz! Tinha lido sobre ele em uma das revistas daquela coleção “O Fascinante Mundo do Perfumes” e a curiosidade era grande…
Azzaro 9 é floral. Floral até a alma! Flores em profusão, com leve toque aldeídico e frutal, que o deixam com aquela característica das décadas de 80 que ou você adora ou odeia: a opulência!
Foi apresentado em 1984 e está descontinuado, obviamente…
Notas de saída: aldeídos, abacaxi, mandarina, bergamota.
Notas de coração: mimosa, tulipa, cravo (flor), tuberosa, lírio, jasmim, glicínia (linda flor de nome feio: Wisteria floribunda), ylang-ylang, lírio-do-vale, rosa, flor-de-laranjeira, Genista tinctoria (juro que tentei achar a tradução para o nome popular da planta em português, mas não encontrei, se alguém souber,por favor, me conte).
Notas de fundo: sândalo, almíscar, musgo-de-carvalho, baunilha, incenso, cedro.
O que sinto em Azzaro 9 é um imenso buquê floral, com destaque para a tuberosa, a tímida porém presente flor-de-laranjeira, o jasmim e os lírios. Flores brancas e amarelas!!!
Das notas de fundo sinto a presença do sândalo, do cedro e do inconfundível musgo-de-carvalho, que dá um “corpo” incrível ao perfume, bem com grande fixação e um breve toque fougère, de sugestão masculina e fresca.
Azzaro 9 agradará (ou agradaria, visto sua descontinuação) aos fãs de florais opulentos, porém não tão densos da década de 80. Acho também que muitos o considerariam “datado” e demodê, mas como eu sou fã de perfumões Azzaro 9 ganhou minha admiração.
O frasco é lindo, faz lembrar um leque!
Ainda existem exemplares disponíveis no Ebay, e se você for fã da perfumaria oitentista, dê uma olhadinha…
Até onde eu sei, a genista tinctoria não tem nome popular no Brasil nem em Portugal. Já vi traduzirem para vassoura de tintureiro, por causa de um dos nomes populares em inglês. Se eu pudesse batizá-la, chamaria de ginestra menor, tradução do nome em italiano, ginestra minore.
Uma pena não existir por aqui, é uma planta medicinal muito elogiada. E agora eu descobri que também tem cheirinho bom. 🙂
Então, percebi isso, não achei nome dela no Brasil. Gostei do nome que vc hipoteticamente deu, italiano é “tutto buona persona”. Pra mim ela deve cheirar a arnica, sei lá o porque…
Rá! Eu gosto de cheiro de arnica. 🙂
A 25 e suas preciosidades…
Nem me fale… e o $ indo, a rodo….
Que eu saiba, o nome da plantinha é giesta.
😉
Viu, vocês sabem das coisas!!! Obrigada por compartilharem!!!
Morar aí tem uma imensidão de vantagens. Achar raridades é uma delas. E hoje eu tô tão desejosa de uma. Queria tanto habitar na capitar.
Vem me visitar, Van! Daí vamos garimpar!!!
Vontade não falta. Já a grana… rs
Dianinha, a geriatra dos perfumes! hahaha.
Sou. Mandem seus velhinhos pra mim que cuido com amor e carinho. Dou sopinha na boca, kkk.
Nossa eu queria ter a sorte que você teve ao encontrar o perfume azzaro 9, porque sou simplesmente loucaaaa por ele!!! É o meu perfume, e não troco por nenhum outro. Eu tinha um frasco que acabou, e desde então, eu não comprei, nem achei bom, perfume nenhum mais. Tento achar até hoje o meu perfume predileto, e nada. Ele é divino!!!
Pois é Swaida, foi uma sorte tremenda! Nunca imaginei tê-lo, é extremamente difícil achar por aí! Você já tentou encontrar no ebay? Bjos!
Então Diana, somente no ebay eu vou encontrá-lo. Quem sabe quando eu for a São Paulo tenho a sorte que você teve mexendo nas lojas da 25 de março, encontro um de reserva. Mas se não tiver jeito vou tentar o ebay mesmo, apesar de não confiar muito na burocracia de comprar fora né? Não que o site não seja de confiança, mas ainda tenho fé que vou conseguir encontrá-lo em São Paulo. Bjo para você!
Dá uma procurada nas lojas da 25 sim, e se quando eu for pra lá encontrar, te aviso! Bjos.
Um dos perfumes favoritos de minha mãe, pena que foi descontinuado 😦
Eu também choro pela descontinuação dele… 😦
Muito obrigada Diana, e se você encontrá-lo em alguma loja, por favor me passa o telefone por aqui que ligo rapidinho para comprá-lo. Um abraço para você!
Aviso sim! Bjos! Vou visitar seu blog, achei muito interessante!