Fracas, Robert Piguet

Ah, o Fracas… fui apresentada a ele pela amiga Ju Toledo, outra apaixonada pela perfumaria!
Fracas é imperativo! É um ode a tuberosa. Aliás, Fracas é lotado, pleno, explosivo de tuberosas! 
Foi criado em 1948 e re-lançado em 1998. O perfumista ‘pai’ da criação é Germaine Cellier.
A partir do momento que senti Fracas na pele tive a certeza de que todos os perfumes ‘modernos’ e atuais que levam tuberosa além da medida (como o Truth or Dare da Madonna ou o Infusion de Tubereuse da Prada, só para citar dois exemplos bem conhecidos), beberam na fonte de ousadia e provocação do Fracas!
Notas de saída: flor-de-laranjeira, mandarina, folhas verdes, pêssego, jacinto, bergamota.
Notas de coração: cravo (flor), tuberosa, raíz de violeta, coentro, gerânio, osmanthus, jasmim, lírio-do-vale, íris branca, rosa, narciso, gardênia.
Notas de fundo: sândalo, âmbar, almíscar, musgo-de-carvalho, cedro, vetiver.
Conto agora o que eu sinto em Fracas: no primeiro momento, explosão de tuberosas! Depois de tal ‘nocaute’, sinto levemente a flor-de-laranjeira e algo verde, de folhas levemente maceradas. O bouquet floral das notas de coração é maravilhoso e cheio de nuances, embora a pretenciosa e imperativa tuberosa domine a composição! Sinto a gardênia bem pronunciada, em alguns momentos ela até ‘briga’ pela atenção com a tuberosa. Tem sim uma nota ultra-feminina e poeirenta, acredito que vinda da íris e da raíz de violeta, tem o ‘picante’ do coentro e do jasmim. E se tivesse um pinguinho de Datura aí… Como será que ficaria, heim?
As notas de fundo são doces, macias e com toque fresco, acredito que vindos do vetiver e do musgo-de-carvalho. 
Fracas é um perfume intenso! Não tem nada de ‘menina’ nele, nada de frufru! É narcótico, sexy, quente, inebriante!
Não espere um ‘banho de flores brancas’ e sim uma surra delas. 
Quanto a mim, pode bater, Fracas…
 
Anúncios

21 comentários sobre “Fracas, Robert Piguet

  1. Uso Fracas a anos. Me desesperei quando resolveram não fabricar mais.Me disseram que o Angel era parecido, mas não me convenceu. Ainda me surpreendo com a sua força, todos os dias.É quase um vício. Dizem que a Madona usa, assim como a Caroline de Mônaco e que ambas pediram a sua volta.Depois da sua resenha, se eu não tivesse um, ia fazer qualquer coisa para conseguir.

  2. Reencontrei um amigo depois de 20 anos.Quando convivíamos eu usava Fracas e ainda uso.Ao me abraçar, meu amigo disse que o meu cheiro era inesquecível. Não é lindo, isso?

    • Lindo, Luli! Impressionante como nossas memórias olfativas são representativas. Vou contar uma coisa: faz um tempo, estava atrás de um extrato vintage do Arpege, da Lanvin. Finalmente consegui um através do Ebay, chegou essa semana. Minha mãe, que tem 74 anos, usou tal perfume quando tinha 13 ou 14 anos. Quando eu mostrei pra ela a versão atual do Arpege, ela desgostou, não achou parecido em nada com o perfume que ela tinha usado na adolescência. Quando ela sentiu o extrato vintage, lágrimas vieram aos seus olhos e ela se emocionou ao se deparar com o perfume de sua mocidade. Tbém achei lindo, e comprovei que tais perfumes passam por tantas reformulação que uma hora se tornam irreconhecíveis… Beijos!

  3. Fracas… Eu não sou a maior fã de tuberosa, esta flor difícil e dominatrix, e quando conheci Fracas vintage (aquele meu ex-patrão uruguaio colecionador, que já comentei algumas vezes) me senti nocauteada. Queria conhecer a nova versão (todo mundo diz que é “aguada”, será?) e ver se rola… Gostei de Truth or Dare, achei usável, sexy, gostoso. Mas Fracas tem nome, né…

    • Eu não conheço o Fracas vintage, mas imagino que deva ser um soco na cara mesmo. E sim, certamente a nova versão deve ser aguada em comparação ao vintage, sempre assim… E claro, Fracas é Fracas, mas na falta dele, vai bem um Truth or Dare…

  4. Nossa, usei Fracas muitos anos. Como pode um perfume dos deuses acabar(parar de fabricar) até hoje corro atras de quem venda o verdadeiro. Ele é inesquecivel . As roupas por mais que lavasse não perdia o seu cheiro.
    Voce não consegue passar despercebido. Qdo abraça alguem com esse perfume , ele fica na sua roupa. Sem palavras.

  5. OLÁ. CONHECI ESTE PERFUME A POUCO TEMPO E ME ENCANTEI. QUERO DÁ-LO DE PRESENTE. COMO POSSO SABER QUAL É REALMENTE LEGÍTIMO E AQUELE QUE PROCURO, JÁ QUE NO MERCADO LIVRE TENHO ENCONTRADO ALGUMAS VARIAÇÕES. OBRIGADO, JAIRO.

    • O Fracas é demais mesmo! Jairo, nunca vi a venda em lojas nacionais, nem mesmo as online. O Fracas é um perfume antigo, e sabe-se que muitas vezes embalagens tidas como vintages são falsificadas. Recomendo a compra em uma loja internacional de boa reputação, como Fragrancenet, Fragrnacex e Strawberrynet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s