Neroli (Citrus aurantium)

no HD illustration available(4)

O óleo essencial de neroli é considerado um dos óleos mais finos e requintados do planeta. Ele é obtido a partir da flor da laranja amarga (Citrus aurantium), também conhecida como laranja-de-sevilha, laranja-silvestre e laranja da terra. Das folhas da mesa planta se obtém o chamado Petitgrain.
A lenda conta que o termo “neroli”, usado para designar a flor da laranjeira, surgiu no século XVII devido a paixão de Marie-Anne de la Trémoille pelo aroma dessa flor. Marie-Anne, naquela época era a princesa da cidade de Nerola e sempre perfumava suas luvas com essa fragrância. Com o tempo, as pessoas começaram a associar a flor à jovem princesa, daí o nome neroli.
O neroli também era um dos favoritos de Maria Antonieta e de Napoleão, que segundo dizem, usava diversos vidros ao dia como loção após-barba.A produção vem principalmente da Tunísia, do Marrocos, da Itália, do Egito e também do sul da França.

De 1 tonelada de de flores se obter 1,5 kg de absoluto.  O óleo essencial de neroli pode ser obtido de três formas:

– através da destilação das flores, produzindo óleo essencial;
– gerar um sólido, ou concreto, pelo método de enfleurage;
– ser extraído com solventes, para produzir um absoluto.

Como óleo essencial usado na aromaterapia e massagem, credita-se ao néroli efeito calmante do sistema nervoso. Também é usado para melhorar a circulação e varizes.

Flores de laranjeira eram usados ​​em casamentos desde os tempos da antiga China. Na tradição chinesa eram presságios de pureza, inocência e virtude moral, mas também um símbolo de fecundidade e  fertilidade. Noivas de todas as nações sempre usar algum tipo de enfeite floral no dia do casamento, e a tradição de usar flores de laranjeira se espalhou a partir do Oriente para a Europa durante os tempos dos cruzados. Quando não era época de colheita, a flor era fabricada em diferentes materiais e costurada nas roupas dos noivos.
A flor da laranjeira também é conhecida pelo ótimo cheiro que exala. Algumas histórias contam que ela era utilizada em buquês para disfarçar o cheiro das mulheres que iam casar, porque era uma época que o banho não era um ato contínuo…A colheita das flores de laranjeira ocorre em maio. Pergunto eu: seria por isso que maio é chamado de mês das noivas?

Anúncios

7 comentários sobre “Neroli (Citrus aurantium)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s