Serge Lutens nasceu na França em 1942, começou seu aprendizado como hair stylist em Lille, onde também começou a trabalhar com cosméticos e fotografia. Mudou-se para Paris em 1960 para trabalhar como maquiador na revista Vogue. Ele trabalhou com os principais fotógrafos e modelos do período, e em 1967, Lutens foi contratado por Christian Dior para a produção de uma linha de cosméticos.Atuou na empresa de cosméticos japonesa Shiseido. A parceria com a Shiseido foi bem sucedida, e Lutens projetava embalagens e cosméticos, bem como fotografava anúncios premiados para a marca. Trabalhar na Shiseido deu a Lutens o seu início na indústria de perfumes em 1982, quando encomendou uma fragrância dele, Nombre Noir. Lutens e Shiseido tiveram parceria em outra fragrância em 1992, o Feminité du Bois. Lutens também projetou e conceituada e luxuosa ‘Les Salons du Palais Royal’*, para a comercialização exclusiva da Shiseido e Lutens perfumes.

Lutens iniciou sua própria empresa, Parfums – Beaute Serge Lutens em 2000. Lutens cria seus perfumes em estreita colaboração com a perfumista Christopher Sheldrake.Serge Lutens é um exemplo de ‘perfumaria de nicho’ bem sucedida e de qualidade ímpar!
Faz pouco que comecei a me aventurar com a dita ‘perfumaria de nicho’. Serge Lutens, claro, foi uma das minhas primeiras apostas!
Datura. Também chamada de trombeteira, é altamente tóxica, enteógena, citada no livro ‘A Erva do Diabo’, de Carlos Castanheda.

Confesso que comprei o Datura Noir às cegas, como faço grande parte das vezes. Olho as notas olfativas, tento (tento!) imaginar o perfume e voilá! BANG! Atiro!
Tem algumas árvores de datura aqui perto de casa, o aroma é de fato inebriante e exótico! A questão é que nas notas olfativas do perfume não consta datura… Mas ok, vamos arriscar, vai que o resultado trás algo da tóxica flor!
Segundo o prórpio Serge Lutens, sobre o Datura Noir:
“Como um rastro de fumaça diabólica deixado por Satanás no Paraíso.
Alguns dizem que esta fragrância vai encantar você, outros que ele vai te deixar louco. Outros ainda que a exposição excessiva irá matá-lo”.
Alguns dizem que esta fragrância vai encantar você, outros que ele vai te deixar louco. Outros ainda que a exposição excessiva irá matá-lo”.
E ainda: tem notas gourmands! Tá bom né? Com ou sem datura nas notas, manda aí um desses!
E que surpresa boa! Lindíssimo perfume de flor branca doce da baunilha, da cumarina, do coco e do heliotrópio! Abre com tuberosas brilhantes, como de emitissem luz fluorescente! Tuberosas bailarinas, dançando em meio a notas gustativas, depois esfumaçadas!
Perfume mutante! A cada hora nota-se uma sutileza diferente, um aroma fugaz ou vigoroso! Teve hora que a tuberosa saiu de cena, deixou espaço para a amêndoa, outras horas a rainha é a fava-tonka, em outros momentos sente-se um leve aroma cítrico-cremoso! Não sei se ele tem de fato notas de saída, coração, fundo! Ele é multifacetado, brinca com os sentidos e inebria, cada hora de um jeito!
O coco (que era meu grande medo, não sou muito fã da nota), não é nada ‘tropical’, é cremoso, leitoso, nada doce. É coco ralado fresco, daqueles de feira livre, sabe?
A semelhança com a datura deve estar lá no começo, uma flor ‘mal falada’ que se faz se inocente, mas é puro veneno! Deve ser metafórica…
Notas oficiais: tuberosa, coco, fava-tonka, amêndoa, flor de limoeiro, mandarina, almíscar, osmanthus, heliotrópio, mirra, baunilha, damasco. Criado em 2001 porChristopher Sheldrake.
Serge Lutens, seu feiticeiro! Essa sua cara de vampiro esconde a alma de um alquimista, que vende poções disfarçadas em frascos de perfume…
A propósito, tenho esse tipo de Datura em casa, em um vaso. Volta e meia ela dá flores! Assim que acontecer coloco uma foto aqui!
Datura é uma delícia… amo os Lutens exatamente por serem mutantes, o que mata é o preço, mas valem cada centavo…
Valem mesmo Ju! Cada centavinho investido! Ao menos os que conheço, excepcionais!
Eu não sabia que ele foi maquiador. Gosto mais ainda dele agora. rs
PS: Adorei o novo layout.
Obrigado, Van! Tava precisando mudar um pouco!!!
Ele que criou a maquiagem da Dior, se não me engano. vale um google para achar as fotos dele, em alto contraste, olhos e bocas pontudos de cortar.
concordo no layout, está melhor!
Obrigado pelo layout, estava meio apagado o anterior… Vou procurar!
tem datura aqui na rua?
o único problema dele é que a linha é imensa, tem que fazer escala para conseguir conhecer todos.
Pois é. Muitos perfumes pra pouco dinheiro, no meu caso… Tem um pé de Datura no muro da escola da esquina, Dênis! As vezes ela enche de ‘trombetas’ róseas e inebriantes! Te aviso qdo ela estiver assim!
Olá Diana, Tudo bem? vi a possibilidade de comprar um Datura Noir, porém assim como você tbm não conhecia a fragrância … Rsrsrs! Buscando informações sobre o perfume na internet foi que achei seu Blog, e a propósito já estou viciado… Parabéns pelo site!!! Enfim gostei da sua resenha e resolvi arriscar… O perfume chegou ontem, e só posso dizer uma coisa…. M.A.R.A.V.I.L.H.O.S.O!!! Perfume incrivel, ainda estou testando mas de início senti um floral branco Goumand muito bom… Senti bastante coco e baunilha, mas nada enjoativo e sim um doce rico e Bem equilibrado, e o Floral dele é perfeito! Enfim obrigado pela resenha pois foi através dela que criei coragem de comprar essa MARAVILHA de perfume!!!! Bjao
Olá Deikri! Obrigado pelo elogio! De fato, o Datura Noir é uma coisa linda, bem feito que só! Bjos e venha sempre!
Diana, eu tinha uma amostra dele enviada pela Andrea e estava morrendo de medo de provar, pois sabia que iria morrer de amores. E foi exatamente o que aconteceu. Corri aqui e depois de ler sua resenha, vou ter que possuí-lo. Só não sei como. Valha-me ,Deus!