Icônicos os perfumes Chanel identificados por números né? Na maioria das coisas e situações, quando colocamos números no lugar do nome, tornamos banal: simplesmente ‘mais um’ na infinita sequência, substituível. Com os perfumes Chanel é o contrário, o número o personifica e o faz individual. Engraçado né?
Divagações a parte, vamos falar do ’19’ EDT. Dezenove é o dia do nascimento de Coco Chanel. Foi criado por Henri Robert e lançado em 1970 quando Coco Chanel tinha 87 anos de idade, um ano antes de sua morte.
E ele é estranho. Gostosamente estranho: cheira a pomada de flores, resinas verdes, folhagens, ar abafado. Apesar de possuir flores de grande personalidade em sua formulação, mostra a faceta delicada de cada uma delas. Assistiu ‘O Perfume’? Lembra da enfleurage, aquele método de colocar as pétalas em gordura para extrair seu cheiro? Me faz pensar que o restinho raspado de cada tela, de diversas flores, foi colocado em uma bacia de metal, misturada e deixada ali ao acaso em uma bancada em meio as plantas do jardim… e aí surgiu a alma floral-esverdeada do Chanel N°19…
Ele começa verde: casca, folha, raiz, semente, coisa meio de erva-doce ou salsão! Aos poucos aparece a delicada, exótica e narcótica pomada floral: rosas, íris, lírios, narcisos e outras que ainda nem desabrocharam. Tem uma pinta de jasmim, mas é tão discreta que quase passa despercebida…
As notas de base do 19 são andróginas e íntimas: couro, vetiver, musgo-de-carvalho, sândalo (nada doce nem esfumaçado: só leitoso e outra vez, meio verde), madeiras verdes e imaturas.
Acho o 19 meio fingido: por trás de uma suposta delicadeza esconde uma alma narcótica e até um pouco rude. É limpo, mas é sujo. Tem duas caras, o perfume: a Bela e a Fera, a donzela e o lenhador. Coisa louca né?
Notas de saída: gálbano, jacinto, neróli, bergamota.
Notas de coração: íris, jasmim, ylang-ylang, rosa, lírio, narciso.
Notas de fundo: couro, sândalo, almíscar, musgo-de-carvalho, vetiver, cedro.
Imagem do filme “La Belle et la Bête” (1946), de Jean Cocteau.
19 é lindíssimo! Mesma vibe do Prada Infusion D´Iris EDP eu achei. Só que 19 é mais verdim.
Delícia de cheiro!