Amarige, Givenchy

O nome ‘Amarige’ é anagrama da palavra francesa ‘Mariage’, que significa casamento. Fico pensando como seria a reação do meu marido se no dia do casamento eu estivesse usando o Amarige, ele que sofre de enxaquecas terríveis…

Enfim, reencontrei o Amarige através de uma troca, veio como mimo uma generosa fração do perfume. Ontem e hoje, dias de friozinho e chuvinha aqui em SP, resolvi redescobrir esta bomba floral.

Amarige nasceu em 1991 e foi criado por Dominique Ropion. É um perfume típico dos anos 80, só que nasceu temporão.

Amarige me faz pensar em novelas mexicanas, heroínas dramáticas, vilãs que acordam maquiadérrimas, usam ombreiras, e tem gestos exagerados.

As notas de saída já são impactantes. São notas frutais e florais melífluas, tem um tiquinho de verde para abrandar, mas o truque não funciona tão bem assim. Desde o começo Amarige mostra que veio para causar!

Logo surgem flores, flores, flores intermináveis e tão variadas que fica bem difícil distinguir alguma. De todas as listadas nas notas olfativas oficiais consegui achar a gardênia e a tuberosa, que trazem um aspecto emborrachado e artificial para o bouquet. Aparecem algumas frutinhas doces, daquelas de sumo doce, que atraem abelhas! E o Amarige ganha um aspecto de néctar e mel. E tem o ylang-ylang, que o torna datado e antiquado. Como as ombreiras lembradas lá no começo do texto…

Depois de muitas, muitas horas exalando, Amarige revela notas de fundo doces e amadeiradas. Tem sândalo, baunilha, tonka, âmbar, almíscar sujinho, com cheiro de pele morna.

Mesmo com todo o exagero, eu acho a Amarige um perfume muito bonito! É de uma época icônica da perfumaria, é uma bomba floral ultra-feminina e com aspectos orgânicos, nada de almíscar limpinho de sabão em pó!

É meio felino! Sendo assim, cuidado com as borrifadas, heim? Além de agredir o olfato e espaço alheio, pode sugerir vulgaridade.

Notas de saída: flor-de-laranjeira, mandarina, ameixa, violeta, pêssego, neróli, pau-rosa.

Notas de coração: frutas vermelhas, cravo, mimosa, acácia branca, tuberosa,cassis, gardênia, cássia, orquídea, jasmim, ylang-ylang, rosa.

Notas de fundo: sândalo, fava-tonka, âmbar, baunilha, almíscar, notas amadeiradas, cedro.

Anúncios

10 comentários sobre “Amarige, Givenchy

  1. Eu AMO o Amarige D´Amour e foi o perfume do meu casamento. Sabe aquele perfume que você escolhe pra chamar de seu? Infleizmente, saiu de linha. Muito mais suave que o Amarige, me encantou!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s