Cabochard, Grès

Imagem

Madame Alix Grès (Germaine Emilie Krebs) nasceu em 1903, em Paris, França. Sonhou ser escultora, mas não fora muito longe no ofício. Passou a fabricar chapéus, e entrou assim, para o mundo da moda e alta-costura.

Madame Grès projetava seus vestidos como uma escultura, diretamente sobre os corpos de suas modelos e clientes. Muito em breve, ela se tornou famosa e seu nome tornou-se sinônimo de elegância, “A Estrela de Elegância”. Criou roupas para a as celebridades de seu tempo: Marlene Dietrich, Greta Garbo, Vivien Leigh e outras.

Madame Grès morreu em 1993, em sua casa no sul da França.

O primeiro perfume da casa Grès, Cabochard, foi criado em 1959 por Bernard Chant, depois de Madame Grès voltar de uma viagem à Índia e lá ter encontrado inspiração para tal perfume.

Cabochard é marco na história da perfumaria, bem como Madame Grès é marco na alta-costura. É companheiro de Bandit (Robert Piguet), Cuir de Russie (Chanel), Scandal (Lanvin), também representantes da clássica família chypre.

Adquiri Cabochard recentemente, e digo que esperava algo mais “datado”, empoeirado. A surpresa é que o perfume é perfeitamente atual! O engraçado é que minha mãe se lembrava do mesmo como um perfume tremendamente forte e quase masculino. Estava enganada! Nem extremamente forte, nem masculino (em minha opinião, muitos o consideram compartilhável). Perfume de personalidade, de notas pungentes e femininas, nítida nota de couro (pelica – eu diria – fina, suave e macia). Bom, comprei a versão EDT, e falo por ela…

A embalagem é simples, caixa preta com letras douradas, o frasco também não tem grandes ambições. E nem precisa. Para que enfeitar algo que já é bonito por si só?

Notas de saída: aldeído, cravo-da-índia, notas frutais, limão, sálvia, artemísia, assafétida.

Notas de coração: jasmim, ylang-ylang, rosas, gerânio, raiz de íris.

Notas de fundo: couro, sândalo, musk, patchouli, âmbar, coco, musgo de carvalho, vetiver, tabaco.

Que linda era a perfumaria quando as notas eram imprevisíveis, ricamente especiadas, doces e amargas ao mesmo tempo… Que lindo era quando os perfumes tinham personalidade e não eram apenas cópias e flankers mergulhados num mar de marasmo e obviedade. Que lindo era quando os mestres perfumistas ousavam e não apenas tentavam satisfazer as ávidas necessidades do comércio, que cada vez mais apresenta fragrâncias massificadas e artificiais…

Cabochard é absoluto desde 1959, e sempre pertencerá ao Olimpo da perfumaria. Mesmo sem frasco rebuscado, mesmo sem o apelo de grandes campanhas publicitárias. Cabochard é uma Diva, mas não dessas divas histéricas e dadas a ataques de estrelismo. Cabochard é a diva consciente de sua posição, beleza, elegância e imortalidade.  Por isso reina até os dias atuais…

Anúncios

21 comentários sobre “Cabochard, Grès

    • Que é isso, vizinha.. Vim espiar, confesso que não conhecia, mas também estava focada em outros assuntos e sem tempo de pesquisar! Adorei! Precisamos combinar um chá para botar o papo em dia! Sempre que eu encontro o Cabochard outro perfume me tira a atenção, e aí o perco de vista… Mas pelo que me lembro dele, sim, exatamente como você o descreveu. Eu, que adoro perfumes mais ousados, e adoro a nota de couro, vou pirar quando tiver um vidro inteiro! Além do que, imagine os layerings…! *-* bjks!.

      • Vou adorar um chazinho da tarde com você! Adoro notas ousadas de couro, tabaco, mas hoje em dia estão tão raras… Cabochard e Habanita são brilhantes nesta linha! O Secret de Venus, da Weil, também representa lindamente!!! Bjos!

  1. Um dos meus 10 favoritos. Assim como você, também esperava por um perfume difícil, de bigodes. Não, ele tem aquela feminilidade sóbria e sexy, calças bem ajustadas e cabelo à la garçonne. Sapateia na cara de muito perfuminho badalado que chega a preços exorbitantes e #todasquerem. Diga-me qual a necessidade de termos banalidades como Valentina, Jimmy Choo ou Flowerbomb?

    Cabochard é indispensável. Linda resenha, perfeitamente à altura do rapaz. Os amantes de clássicos agradecem. Parabéns! 🙂

  2. Estou curioso por esse perfume. Gosto de cheiros ambíguos, androginos. Me agradam os perfumes masculinos com notas femininas, mas me interessam mais os femininos com notas masculinas, esses parecem mais ousados. O Éden, da Cacharel, é um que eu gosto muito e já ousei usar, agora gostaria de tentar o Cabochard. A tua descrição me deixou mais tentado ainda, sou apaixonado por perfumes.

  3. Lendo sua resenha foi transportada para o ano de 1965 quando me casei e o perfume que ganhei de minha mãe para usar no dia do casamento foi o “Cabochard”,lindo maravilhoso!!Me leva a momentos e recordações únicos!Era um vidrinho de 25 ml com um lacinho de veludo cinza e vinha em uma caixa almofadada preta e branca cheia de grafismos na concentração de eau de parfum.Bastavam algumas gotinhas para perfumar intensamente com uma fixação única!Já comprei nesta outra versão de embalagem preta e dourada mas não tem mais o glamour das primeiras originais e acho que até algumas notas não são as mesmas.Mas enfim é muito bom viajar pela perfumaria de onde e hoje pois sou apaixonada por perfumes.Abraços!!

      • Pois é Diana tempos,notas e aromas que não voltam mais…..mas tive a felicidade dupla de ganhar e de usa-lo em um evento muito importante de minha vida que foi no meu casamento!Em tempo Diana,já li o livro que ganhei no sorteio sobre a perfumaria masculina,muito bom!Imagino o que será quando sair o livro sobre a perfumaria feminina,vai arrasar!

  4. O perfume da minha adolescência! Minha mãe e eu usávamos, claro que ela comprava…rs. A caixinha era com desenhos preto e branco. Na época surgiu o Calandre, que era muito bom tbm. Depois usei o Chamade, da Guerlain ( ainda existe?). Nooossa, esse seu post me trouxe lembranças. E me fez perceber como perfume faz parte do meu ser, como não vivo sem um cheirinho. Obrigada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s