Assafétida, Esterco-do-diabo (Ferula assafoetida)

Citei na composição do Cabochard a Assafétida. Mas que nome, muitos dirão! Vamos falar desta planta, então:

Ferula assafoetida – Assafétida, Esterco-do-diabo

Ferula assafoetida é uma planta perene com cerca de 2m de altura com grandes raízes espessas, folhas finamente divididas que têm um desagradável odor parecido com o do alho. Planta de clima temperado e subtropical, originária da Ásia central, cujas folhas são utilizadas para obtenção de goma rica em arabinose, galactose, compostos sulfurados, cumarínicos e resina. Flores amarelas minúsculas, seguidas por pequenas sementes que normalmente aparecem depois de 5 anos, após o que a planta morre.

A parte usada é a resina do látex. Ferula assafoetida é colhida quando começa a florescer. A resina do látex é raspada desde o topo da raiz. São removidos pedaços que são raspados até que a raiz se acabe. É uma erva pungente que age principalmente no sistema digestivo, área gastro-intestinal. Também alivia a dor e espasmos, estimula tosse produtiva, e tem efeitos hipotensivo e anti-coagulante.

A erva é usada para indigestão, flatulência, cólica, constipação, lombrigas intestinais, disenteria, tosse forte, bronquite e enfermidades convulsivas. Externamente para articulações dolorosas. Em uso culinário, quantidades parcimoniosas são usadas para avivar o aroma de vários cardápios, legumes, molhos e pepinos em conserva, especialmente na culinária indiana. Entra na composição do verdadeiro molho inglês e pode substituir o alho, cebola e cebolinha.

O látex extraído da parte superior das raízes, transforma-se numa goma resina denominada ASANT que é de grande interesse para a perfumaria.

Anúncios

9 comentários sobre “Assafétida, Esterco-do-diabo (Ferula assafoetida)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s