Agent Provocateur Maitresse, Agent Provocateur

Imagem(Que engraçado, dá pra ver eu tirando a foto no reflexo do frasco…)

Não sei se é o desenho presente no frasco, com seu jogo de esconde-revela. Não sei se é o nome “maitresse“, que pode significar “professora” (do quê, fica a critério se sua imaginação…), ou “amante“. Não sei se é família olfativa floral aldeídica (família a qual pertence o lendário Chanel Nº5). O fato é que Agent Provocateur Maitresse é sensual e excitante. E o melhor, sem ser espalhafatoso. Nasceu assim, cresceu assim, vai ser sempre assim, tal qual Gabriela, sabe?
Para mim tal perfume poderia ser facilmente representado por duas obras de arte: “Mulher sentada com ramo de flores” (1927), de Ismael Nery:

Mulher Sentada com Ramo de Flores

e “Kneeling girl, on both elbows supported”, de Egon Schiele.

Kneeling girl, on both elbows supported - Egon Schiele - www.egon-schiele.net

 

As duas obras tem em comum tamanha carga erótica, tamanha volúpia e entrega, que dá ao observador a impressão de que ele será tomado e engolido pela voluptuosidade dessas mulheres. Seja você mulher ou homem, sem preconceitos, deixe a arte invadir seu imaginário e provocar sensações… 
Já ouvi algumas críticas ao frasco por lembrar um ovo, mas quer maior símbolo de fertilidade (consequentemente de sexualidade) do que um ovo, minha gente? Vamos analisar o simbolismo das coisas…  
Foi apresentado ao mundo em 2006 e foi criado por Azzi Glasser.
Notas de saída: pétalas de lótus, violeta, ylang-ylang.
Notas de coração: aldeídos, jasmim, rosa, osmanthus.
Notas de fundo: camurça branca, íris, patchouli, musk, âmbar.
As notas de tal perfume são tão bem entrelaçadas que para mim fica difícil distinguí-las de forma satisfatória. Indiscutivelmente estão ali as rosas e o jasmim (reforçados pelas moléculas dos aldeídos). A íris o torna profundo e a violeta “empoeira” de forma sutil. O fundo amabarado, almiscardo e com notas de couro macio e delicado o tornam aveludado, fetichista. 
Embora tenha boa projeção nas 3 primeiras horas de uso, é depois que a magia da fragrância se revela. É quando fica “a flor da pele” e nos deixa com o nariz grudado a pele, vicia e embriaga. Perfume para se tornar amante de si mesma. 

Se a marca queria uma arma de sedução altamente erótica (mas não vulgar ou pornográfica, que fique bem claro o distanciamento entre tais conceitos), conseguiu!

Fontes: http://www.egon-schiele.net/Kneeling-girl,-on-both-elbows-supported.html

http://www.acervodearte.com.br/acervo/ver_obra.php?acervo=876

Anúncios

13 comentários sobre “Agent Provocateur Maitresse, Agent Provocateur

  1. Que lindo, Diana, que lindo… *-*

    Tenho o ovo rosa, é um dos meus perfumes favoritos, arrebatamento à primeira cheirada, bem mais agressivo do que o Maitresse. Essa marca me fascina, nesse segmento perfume-lingerie, deixa La Perla e Victoria’s Secret no chinelo.

    Preciso de um L’Agent! Pre-ci-so! Esse é ovo todo trabalhado na mirra e no incenso, tem gritado o meu nome.

    • Também queria um L’Agent, aliás, queria tantos perfumes que nem te digo… E realmente, a marca (tanto as lingeries como os perfumes) deixam a La Perla para trás (que afinal, se rende muito a modismos) e a VS então… olha, vou criar inimizades, mas vou dizer: acho brega. Tanto as lingeries como os cremes e demais produtos ditos angelicais. Ai, paro por aqui, senão ficarei horas falando (mal) deles…

      • Me diz o que é aquele desfile das Angels? Vi um em que tinha fantasia de aeromoça, garçonete, cowgirl… Tenho, sim, algumas lotions da marca, resquício da primeira metade dos meus vinte anos. Até hoje gosto só de um, cheiro de gingerbread divino, edição limitada. De resto, concordo com você e não estou nem aí para as inimizades: é brega! rsrs Ainda participo do fórum da marca por puro saudosismo, mas está às moscas. rsrs

      • Então as Angels são lindas, agora, o desfile é de qualquer coisa, menos de lingerie. Talvez de fantasias de carnaval ou de sex shop de luxo, sei lá. Tem uns cheiros da marca que são ótimos, como boa formiga que sou gosto do Vanilla Lace (mas não conta pra ninguém…). Mas a marca infelizmente não soube manter o nível, se banalizou a tal ponto que se tornou brega, no meu conceito. Não é que se tornou popular, longe disso, a popularização e acessibilidade não quer dizer que vá tornar uma marca ou produto em algo brega, feio ou de má qualidade. Mas nesse caso… talvez pela exposição exagerada, pelos sutiãs de diamantes ou coisas ou pela vontade de transformar todas as mulheres em coisas “comestíveis” através de seus cremes… mas enfim, paro por aqui…

      • Posso me intrometer? Pra mim VS é infantil demais. Eu cresci, mas a VS não. É por isso que minhas lotions estão encostadas há anos (todas da antiga linha Garden). É tudo tão over, simplista, gritante, linear, invasivo e enfadonho. Não consigo mais usar, e quando sinto em alguém, nossa, me controlo pra não sair correndo. prontomeintrometi

  2. Estou meio atrasada nos teus feeds, então não estranha o flood de comentários… 😉

    Até hoje nunca tive do que reclamar dos perfumes da marca. Segue bem a cara da marca de lingeries ousadas, apresenta um clima de bourdoir e erotismo incrível,, e nada como aldeídos para conferir este erotismo meio decadente, e como você disse de entrega e volúpia. Maitresse é super bacana. Queria que combinasse comigo, mas infelizmente…

    • Sim sim, a Agent Provocateur cumpre bem a proposta de suas lingeries e as “casa” bem com suas fragrâncias! Adoro tal clima de erotismo decadente, como você disse com propriedade. Não combina tanto assim comigo, estou longe, muito longe de ser voluptuosa e ultra-sexy, mas eu tento as vezes. E fracasso lindamente…

  3. Meninas, acabei perguntando sobre essa marca de perfume no post do angel edt, me confundi tava lendo diversas resenhas em diversas abas ao mesmo tempo (meio maníaca hauahuah). Enfim, a dúvida veio: qual vcs acham melhor? agent provocauter tradicional (rosa) ou o maitresse? Ainda não tive oportunidade de cheirá-los, aki no RJ (acreditem!) ainda não achei loja física que tenha. Obrigadinha 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s