Promessa é dívida! Com vocês, Caron!

Comecem dando uma voltinha aqui: http://www.parfumscaron.com/. De morrer né?

Pois vamos a um resumo da história dessa magistral perfumaria…

Caron é uma lendária perfumaria fundada por Ernest Daltroff em 1904. Sem nenhum treinamento formal como perfumista, mas com um amor para perfume incutido por sua mãe e um nariz muito talentoso, Daltroff começou a criar o que viria a ser uma das mais duradouras e queridas casas na história da indústria de perfumes.

Em 1901 ou 1902, Ernest Daltroff e seu irmão Raul compraram uma pequena perfumaria chamada “Emilia”, localizado na rue Rossini, em Paris, possivelmente com alguma ajuda financeira de um homem chamado Kahann. Em 1903 a empresa foi transferida para 10 rue de la Paix e renomeada “Caron” (fonte: http://www.perfumeprojects.com/museum/marketers/Caron.shtml).

A história da Caron é uma história de amor secreto. Daltroff contratou uma ex-costureira, Felicie Wanpouille, para ser conselheira artística da companhia. Wanpouille supervisionou o design dos frascos da empresa e das embalagens, e desempenhou um papel fundamental no sucesso da empresa. Wanpouille foi musa de Daltroff e houve rumores de ser apaixonado por ela, mas nunca declarou formalmente esse amor.

Tomara que na juventude ela tenha sido gatinha…

Narcisse Noir (1911) foi o primeiro perfume da casa a ganhar notoriedade. Esta fragrância icônica mais tarde foi imortalizada no filme “Sunset Boulevard”, embalada nas mãos de Gloria Swanson (ver imagens do filme aqui: http://www.youtube.com/watch?v=tCv1Fd0oH_E). N’Aimez Que Moi, lançado 1916 (“Love No One But Me”) é dito por alguns como uma expressão segredo de afeto entre Daltroff e Wanpouille. Tabac Blond, introduzido em 1919, foi projetado para o novo estilo de mulher emergente na época, alguém que não tinha medo de contestar convenções sociais vigentes, como fumar cigarros em público.

Em 1930 a casa produziu um pó fácil que fez muito sucesso que e ainda está disponível hoje. O processo de fabricação de tal pó é um segredo muito bem guardado.

Com a Segunda Guerra Mundial e os nazistas se aproximando, Daltroff, que era judeu, fugiu para a América para escapar da perseguição, deixando Caron em mãos muito capazes de Wanpouille. Daltroff nunca mais voltou para a Europa e faleceu em 1947.

Wanpouille manteve a casa em atividade, introduzindo novos perfumes em colaboração com outros perfumistas e supervisionou as operações até sua morte em 1967.

Patrick Alès comprou a Caron em 1998, e Romain Alès dirige a empresa hoje.

A casa Caron é a única que continua a oferecer as criações originais de Ernest Daltroff, muitas das quais ainda são produzidos na mesma embalagens ou em frascos semelhantes. Caron também se destaca por oferecer belas garrafas reutilizáveis ​​de todos os tamanhos, com fragrâncias armazenadas em belas fontes de cristal Baccarat.

      

A Caron tem 48 perfumes em seu ‘portfolio’. A primeira data de 1911 e o mais recente é de 2013. Já passaram pela Caron os perfumistas Dominique Ropion, Richard Fraysse, Michel Morsetti, Gerard Lefort e Jean-Pierre Bethouart.

Em breve falerei de outros perfumes da marca. Caron, continue sendo esse monumento, esse tesouro. Um dia ainda verei de perto suas fontes em cristal Baccarat…

Anúncios

2 comentários sobre “Promessa é dívida! Com vocês, Caron!

  1. Tenho o Eau de Reglisse Liquorice, que é compartilhado. Parece que enfiei a cara na alfavaca. Dizem ser muito linear com as ervas, mas nem achei. Em mim teve evolução definida e o final é uma surpresa docinha, parecendo que estou usando um outro perfume. Mas embora tenha sido feito para o verão acho que foi pra um verão não tão quente quanto o nosso. Nos 30 e tantos graus de Recife não fica bem. Mas no ‘inverno’ de seus 23 a 25 graus ele fica ótimo. Acho tão diferente do que é feito hoje em dia, me lembrou o Jolie Madame , que é de 1953, mas sem o tabaco e o couro. Adoro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s