Também chamada de ‘saturação olfativa’. Entre as principais queixas de usuários de perfumes, está o fato de não sentirmos a fragrância após algum tempo de utilização, que pode ser de minutos até horas depois de borrifar tal perfume. Ok, ok, as vezes alguns perfumes pecam pela qualidade, mas pode ser a tal acomodação olfativa.
Colhem tantas flores que nem sentem mais o aroma delas, coitadas…
Vamos entender melhor? (texto retirado do site: http://www.acquabluecosmeticos.com.br/acomoda%C3%A7%C3%A3o-olfativa.html)
Acomodação olfativa como o próprio nome indica, significa que o olfato está acomodado. Longe de ser algum tipo de doença, é um recurso de nosso corpo para nos ajudar em determinadas circunstâncias. Imagine que você trabalhe em uma fábrica de sardinha. O cheiro de peixe é intenso. Se sua percepção deste cheiro for a mesma todos os dias, provavelmente você sentirá enjoos e até mesmo dor de cabeça. Também dificilmente você terá a percepção de outros odores, uma vez que o forte cheiro de peixe se sobre põe aos outros. Por isso o nosso corpo faz uso deste recurso, de acomodar o olfato, em relação a um forte cheiro contínuo. Desta forma ele previne uma série de consequências desagradáveis. No entanto embora um funcionário antigo em uma fábrica de sardinha, não sinta mais o forte cheiro de peixe, este cheiro está presente ali, e um funcionário novo terá a percepção exata deste odor.
No caso de usuários de perfumes a acomodação olfativa surge quando usamos sempre o mesmo perfume ou quando o aroma é compreendido como ‘agressivo’ pelo nosso organismo. O olfato fica acomodado em relação ao perfume específico e talvez o usuário não perceba mais o cheiro como antes. No entanto o cheiro do perfume está presente em seu corpo, e a evidência disso está na percepção que outras pessoas tem ao seu perfume.
Você pode evitar ter acomodação olfativa por utilizar mais de um tipo de perfume, e alternar a utilização dos mesmos. Muitas pessoas utilizam um tipo de perfume para o dia e outro para noite. Durante o dia o clima é mais quente, o que favorece a utilização de perfumes mais frescos. Durante a noite o clima é mais fresco o que favorece a utilização de perfumes mais marcantes. Se você alternar a utilização de vários perfumes, terá sempre uma percepção aguçada em relação a sua fragrância.
Pois é… as vezes achamos que o perfume já se foi, não tem nada dele aí, e de repente, alguém solta algum comentário sobre ele! Aposto que todo mundo já passou por uma situação dessas. Pois é a tal da Acomodação Olfativa!
Excelente post, Diana.
Parabéns!
Obrigada, Adriana!
Em relação ao marcante e não marcante, não seria ao contrário?
Tem razão, vou corrigir! Obrigada por avisar!
Adorei a dica!
Já não curtia mto usar um mesmo tipo de perfume, agora então… Vou me jogar na coleção!!!
Parabéns pelo post! 😉
Tá vendo Samara, temos uma ‘desculpa’ biológica para termos um monte de perfumes! Obrigada e venha sempre!
Desculpa biológica é ótima!!!
Continuaremos a comprar e colecionar! :p
Voltarei sempre sim, pois perfumes é minha paixão e também me considero uma “Louca dos perfumes” (minha mãe que o diga) e é sempre bom saber mais sobre essas coisinhas mimosas e deliciosas que nos deixam tão espetacular! *__*
Samara, de fato, perfumes são uma paixão, são capazes de despertar verdadeiro fascínio!
Já tinha lido sobre isso. É minha desculpa oficial pro tanto de perfume que eu tenho em casa. E a festa não pára. hahahahaha
Aqui não cola mais nenhuma desculpa. Assumi!
Acomodação olfativa existe, mas as vezes eu tenho a impressão de que as marcas se aproveitam disso e ficam jogando essa desculpa até mesmo quando percebemos que os perfumes foram reformulados.