Um post diferente sobre tabacos…

Uma planta polêmica… Nicotiana tabacum ou Nicotiana sylvestris (chamado Tabaco Branco) – as espécies mais utilizadas em perfumaria – possuem aroma rico, quente e adocicado. Pode apresentar facetas de uísque, bordo, caramelo e também aspectos róseo-frutados e de violeta. Muitos são os perfumes que possuem notas de tabaco, entre eles:
Joop! Homme Wild, Joop!
Fleur de Narcisse, L’Artisan
A*Men Pure Havane, Thierry Mugler
Fumerie Turque, Serge Lutens
Tobacco Vanille, Tom Ford
Cool Water, Davidoff
Tabarome, Creed
Sycomore, Chanel
Hoje no Blog temos a participação especial do meu amor, meu marido Fábio! Ele não é lá tão fã de perfumaria, possui 5 perfumes e já acha que tem demais! Ele tem o hábito de fumar cachimbo (é um confrade) e vem estudando bastante sobre tabacos. O interessante são as percepções olfativas dele em relação aos diferentes tipos de tabacos e misturas!
Reparem, não estou fazendo apologia ao tabaco, não! Estou falando de percepções olfativas, e sabemos que elas vêm de qualquer lugar.
E lá vamos nós, envoltos em fumaças aromáticas…

Impressões de tabacos (por Fábio Martins)

Experiências sensoriais são pessoais. Porem todos tem. Quem nunca sentiu um cheiro que o levou de volta à infância, seja um ambiente ou situação? Quem nunca sentiu um cheiro de perfume e lembrou de alguém ou ouviu uma musica e riu sozinho com uma situação que já passou? Pois bem, essas impressões me são causadas por tabacos de cachimbo que permitem visualizar locais que já vi ou que imagino que um dia verei. Experiências particulares e, sendo assim, não espero que ninguém se inspire nelas mas se concordar talvez você ria sozinho ao ler essas loucas “viagens”.

 Skiff Mixture (26/08/2013)

Transporta desde a abertura da lata a um ambiente marítimo e salino. Mas nada nobre nem rico; algo ate braçal, operacional. No ato de fumar permite visualizar-se na ponte de um navio de pesca de bacalhau já próximo  do porto num clima frio, depois de um dia de sucesso com o casco cheio, o corpo cansado mas triunfante e o dever cumprido.  Na minha opinião seria bem acompanhado por uma lata de Guiness.

 Petterson Sherlock Holmes (08/09/2013)

Uma experiência extremamente atípica numa fumada de sabor intenso. Esse tabaco tem características que levam ao confrade a tranqüilidade de um fim de dia, num clima frio do entardecer em um pub onde se pode tomar aquele merecido whisky ou conhaque apos a estressante rotina de alguma metrópole já entregue completamente á modernidade e o contato com áreas naturais se limita a locais específicos. Um tabaco moderno e marcante, na minha opinião como já dito seria bem acompanhado com uma boa dose de whisky.

The Golden Heart, Pub in London Black and White Photo520

 Cornell & Diehl, Apricots & Cream (22/09/2013)

Um tabaco que te deixa feliz! Apricots & Cream tem uma fumada mediana em termos de sabor e cheiro  mas teve a maior capacidade sensorial desde que iniciei no mundo dos cachimbos. É um tabaco encorpado, com as maiores características situadas em um ambiente de uma doceria. Sim, aquela doceria completa com aquela maquina de café expresso e doces incomuns que causam o divorcio dos regimes e dietas espalhados nas prateleiras (não atras de um balcão) que você entra em um dia ensolarado para tomar o café sem creme e relaxar. Me lembrou uma viagem á Campos do Jordão com minha digníssima, pontualmente a loja da Geléia dos Monges. Companhia? Precisa responder?

Obrigada, Fábio, por compartilhar tais experiências olfativas através de imagens e sensações com Aloucadosperfumes e todos os leitores!

Anúncios

5 comentários sobre “Um post diferente sobre tabacos…

  1. Que post interessante Di! Eu adoro a nota de tabaco em perfumes. Acho que dão um ar de aconchego e sensualidade. Apesar de odiar cigarros, aprecio o aroma do fumo de cachimbo, doce. Deve ser muito bom o cheiro desse Apricot & creams!!

    PS: Adoro Campos. Viagem anual obrigatória. Geléia dos Monges?? Já provou a de panetone? Perfeição!!

    • Exatamente, a de panetone foi a que compramos lá! Do mal, do mal… Campos é encantadora! Olha, sou fumante mas odeio cheiro de cigarro, é muito ruim! Prendo cabelo, lavo as mãos, faço mil peripécias pra me livrar do cheiro, mas sei que não sai… Agora, tabaco de cachimbo é outra realidade! Aromas maravilhosos, densos! Meu marido tem um de café e um de morango que são um delírio!
      Gosto muito da nota de tabaco em perfumes também! Trazem de fato um aconchego e um calor lindos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s