Alcaçuz (Licorice)

no HD illustration available(4)

O alcaçuz ou ‘licorice’ é obtido da raiz da planta Glycirrhiza glabra, que tem um odor agridoce com toque de anis. Muito reconhecível em Lolita Lempicka Eau de Parfum e Lolita au Masculin.

Trata-se de uma planta herbácea que cresce até 1 m de altura, folhas com cerca de 7-15 cm de comprimento, com 9 a 17 folíolos. As flores têm 0,8–1,2 cm de comprimento, sendo de cores púrpuras ou de um azul esbranquiçado pálido, dispostas numa inflorescência.

O alcaçuz é comumente usado como medicamento, produção de alimentos, alguns tipos de cerveja e cosmética, pois possui propriedades suavizantes e cicatrizantes. Também é conhecido como “raiz doce” porque contém uma compostos químicos chamados anethole e glicirrizina (Em grego, glycys significa doce e rhiza significa raiz, sugerindo que o gosto da raiz é doce) que são cerca de 50 vezes mais doces do que o açúcar refinado da cana.

A planta é nativa da Europa e Ásia, e utilizada em todo o mundo para tratar várias doenças como a hepatite, tuberculose, disfunções endócrinas, problemas estomacais, dermatológicos, tosses, etc. Há relatos de seu uso medicinal desde a Grécia e China antigas. A raiz é colhida no outono, dois a três anos após o plantio. O extrato é produzido por ebulição da raiz e evaporação da água e que está disponível tanto em xarope como em forma sólida.

Já vi balas de alcaçuz a venda, mas nenhuma como aquelas que as vezes aparecem nos filmes e séries americanas… E quando criança eu tomava um delicioso xarope a base de alcaçuz, chamado Angico Pelotense!

Nas perfumaria, além dos já citados Lolita Lempicka, outros que apresentam tal nota:

Loverdose, Diesel

Hermessence Brin de Reglisse, Hermes

Pink Sugar, Aquolina

Aoud Greedy, Montale

Lanvin Me, Lanvin

Eau de Reglisse Licorice, Caron

Kenzo Jungle L’Elephant, Kenzo

Jeux de Peau, Serge Lutens

Guipure & Silk, Jeanne Arthes

Alchimie, Rochas

Play in the City for Him, Givenchy

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s