Breu Branco/Copal (Protium hepytaphyllum)

Imagem

O breu-branco é uma resina de odor agradável e fresco, que nasce do cerne do tronco da árvore (Protium hepytaphyllum). Seu tronco é fino em comparação ao das grandes árvores da floresta, porém, pode crescer tanto quanto elas. Tem outros nomes: breu, breu-branco, breu-mescla, almecega-brava, almecega-verdadeira, copal.

A árvore expele esta resina naturalmente pelo tronco, como forma de autoproteção, quando é danificada ou ‘ferida’ por algum animal ou inseto da mata. No princípio o breu tem cor branca e brilhante, lembrando um mineral. Com o tempo, solidifica-se, formando uma massa dura, esbranquiçada e cinzenta, ou cinza-esverdeada, bastante quebradiça e facilmente inflamável. Ao encontrá-lo no tronco, vê-se o reflexo claro da resina recém expelida, semelhante a uma pedra bruta incrustada na madeira, que exala perfume fresco e envolvente quando tocado. Para retirar a resina do tronco da árvore, passa-se o facão sob a base da crosta até retirá-lo. Quando não é extraído, o breu branco vai “amadurecendo” e se solidificando até cair no chão para depois surgir novamente no tronco da árvore.

Imagem

Imagem

A família breu compreende mais de 800 espécies tropicais, vulgarmente denominadas copal. O Breu Branco, ou breu verdadeiro, é o mais comum e o mais utilizado. É uma árvore de porte médio, entre 20 e 30 metros, e cuja madeira é utilizada na construção civil e no fabrico de vários objetos. Suas numerosas flores são de cor creme e seus frutos, que medem de 1 a 1,5cm de diâmetro, variam entre o esverdeado, amarelo e vermelho escuro. Os frutos são muito aromáticos e muito apreciados pelos povos da floresta.

Imagem

Podemos encontrar esta espécie por toda a região amazônica e as outras espécies do mesmo gênero na floresta atlântica brasileira.
Esta árvore cresce nas áreas de terra firme, em solo arenoso e argiloso, abundante em matéria orgânica.

A resina do breu é industrialmente utilizada para a fabricação de verniz, velas para iluminação e repulsivas de insetos. Também é usado como verniz para calafetação de canoas e comburente para o fogo (para ajudar a acender o fogão a lenha, por exemplo). Seu óleo essencial é largamente empregado na indústria cosmética e de perfumes e também para a produção de produtos de higiene. A resina do breu branco é utilizada na medicina popular como anti-inflamatório, analgésico, cicatrizante, estimulante, utilizado nas obstruções das vias respiratórias, bronquite, tosse e dor de cabeça. Também é empregado como incenso nas igrejas ou ritos religiosos. Muitos o chamam de ‘Olíbano Brasileiro’.

Na aromaterapia ela é empregada para a limpeza física e energética. Ela possui uma acção estimulante e ajuda a concentração. O óleo essencial do breu branco é incolor.

Usos tradicionais: em um frasco de 30ml de óleo neutro ou óleo de Andiroba, diluir 1 a 3 gotas de óleo essencial de breu. Misturar bem e aplicar sobre a pele.
Para aromatizar o ambiente, misturar duas gotas diluídas em álcool com 150ml de água.

Imagem

Fontes: http://naturaekos.com.br/biodiversidade/breu-branco/

http://www.emnomedaterra.com/index.php?option=com_content&view=article&id=22:breu-branco&catid=2:oleos&Itemid=10

http://www.floresta.ufpr.br/alias/paisagem/public_html/curiosidades_aroma_das_flores.htm

Anúncios

11 comentários sobre “Breu Branco/Copal (Protium hepytaphyllum)

  1. Ahhhhhh Di, adorei muito!

    Que resenha super legal! E o Breu Branco serve para tanta coisa que eu nem sabia!

    Amanhã vou usar meu perfume para relembrar a fragrancia tão boa do Breu Branco (para mim ele tem um efeito calmante).
    Super, super obrigada por me atender!
    Caso queira uma amostra dele me avisa tá bom?!!

    Obrigada de novo :))
    Bjo com carinho

    Paty

  2. Que belo post, não tinha escrafunchado sobre ele ainda. Sempre fui curiosa com o perfume de mesmo nome da Natura, mas esta mantém uma assinatura em seus perfumes que me incomoda com a evolução…aquele cheiro de matinho inespecífico. Fora que vale um rim, apesar da embalagem e frasco serem lindos.

    Resina? Check
    adocicada?Check
    brasileira? Check.

    Mais do que motivo pra conhecer!
    Bjsss

  3. Aqui na Chapada Diamantina no interior da Bahia (local onde nasci e moro) tem o Breu Preto é fenomenal o seu aroma, mais denso, mais encorpado, fechado. Usamos muito para incensar a casa, espanta as (energias negativas), é mais acentuado o aroma dele do que do Breu Branco. Ele é um excelente para melhorar o sistema imunológico. É uma resina divina, eu uso sempre nas criações rústicas que faço, além de só usar ele em muitos ritos do Templo. Parabéns pelo site e pelos informações maravilhosas

  4. Gostei das informações tive um acidente mas graças a Deus melhorei más rompi o tendão do pé sera quê vai me ajudar? Sinto dor quando ando obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s