Viram que a Phebo agora está no Fragrantica como perfumaria de nicho? Arrasou heim…
Mas a marca tem história e produtos de grande qualidade, merece a honraria. Segundo informações do site da marca: “Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém – no coração da Amazônia – a Phebo. Com o sonho de criar um sabonete brasileiro à altura dos melhores do mundo na época, mergulharam a fundo nas essências naturais da região e descobriram uma mistura perfeita. O famoso e insubstituível sabonete de formato oval, transparente e preto, rapidamente chegou à casa de milhões de brasileiros”. O sabonete era à base de glicerina, perfumado além de luxuosamente embalado, inspirado no Pear’s Soap (um sabonete inglês muito popular lançado em 1789). Diversas essências naturais da região foram pesquisadas, até obterem uma fórmula que combinava essência de pau-rosa da Amazônia e mais 145 ingredientes, como sândalo, cravo da Índia e canela de Madagascar, entre outras.
O sabonete, lançado oficialmente no mercado com o slogan “sabonete de charme inglês”, recebeu o nome de PHEBO por causa do Deus do Sol da mitologia grega que irradia calor e energia, simbolizando assim o nascimento de uma nova era da perfumaria brasileira (informações retiradas daqui: http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2006/10/phebo-odor-inconfundvel.html).
Hoje a marca pertence a também tradicional Granado, e sim, eu acho que são digníssimas representantes da cosmética e perfumaria nacional!
A linha de colônias Mediterrâneo chamou a atenção logo que vi nas perfumarias aqui perto do meu trabalho. Embalagens bonitas, preços convidativos, cheiros simples, diretos e bem elaborados. Eu, que não sou muito fã de aromas cítricos, caí de amores pelo Limão Siciliano. Ou Toscano. Ou do interior de São Paulo. Ou de qualquer lugar de temperatura alta e sol inclemente. Ele é um oásis de frescor, chega a ser gelado na pele! E acreditam que eu ainda não comprei o bonito? Já fui 5 vezes na perfumaria que deixa os ‘provadores’ jogados na prateleira, e daí eu faço a festa!
Segundo informações coletadas por aí, sua pirâmide olfativa é essa:
Notas de saída: artemísia, bergamota, pimenta-preta, alecrim.
Notas de coração: jasmim, limão siciliano, violeta, rosa.
Notas de fundo: madeiras nobres, almíscar, patchouli.
Logo que entra em contato com a pele causa uma sensação quase gelada, fresca, deliciosa! Somos tomados por delicado aroma de cítricos isentos de doçura e ricos em sutileza, com toques herbais. Não sinto aqui o ‘amargor’ da artemísia não, mas o frescor ‘picante’ do alecrim, de folhinhas de menta, talvez algo de capim-limão.
Daí vem o Limão-Rei, todo dourado e brilhante, perfumando os locais por onde passa! Acompanha o monarca flores discretas, atalcadas. Nada de arroubos animálicos do jasmim ou antiquados das violetas, viu?
O fundo dele é um amadeirado sutil, ainda entremeado das nuances do limão…
Coisa linda essa colônia! E é do Brasil-sil-sil!
Também não curto cítricos, mas esse limão me conquistou. Virou meu Eau de Pijama Nº 2 (o outro é o Ma Chérie).
Eau de Pijama é ótimo… deve ser delícia dormir com esse limãozinho!
Feliz pela Phebo ser apresentada como perfumaria de nicho. Amo tudo que a marca faz, gosto da Granado também. Não conhecia a história do sabonete Odor de Rosas, adorei conhecer! Bjo!
Interessante né? Adoro saber a história por trás de produtos tão comuns em nosso cotidiano! A Phebo, além de pioneira, é de qualidade ímpar mesmo! Bjos Ju!
esse limão é um pecadilho! que delicia! tb amo o tuberosa do egito…querendo repor ambos! usei dois vidros enormes inteiros.:)
Experimentei as fragrâncias Phebo há alguns anos quando fui ao Rio de Janeiro e as achei exóticas e interessantes, mas para meu gosto elas são monotemáticas demais, mesmo durando poucas horas na pele. Meu perfume de dormir é o do creme hidratante, então não sou o público-alvo desse tipo de fragrância, mas fico feliz por saber que os brasileiros têm essa marca como opção.
Pois é, o que achei legal é não terem insistido na já manjada fórmula do dito ‘tropicalismo’ nacional. E é ótimo termos marcas tão tradicionais investindo em perfumaria!
Delícia, né? Eu já era ( e continuo) fã incondicional do sabonete e a colônia também, há tempos fica aqui no criado-mudo, rs. Confesso que nem tive tempo de procurar mas também ainda não tropecei no gloss…Já viu por aí à venda, Di?
Não vi ainda Li, só os sabonetes e as colônias! Será que a maquiagem tem os cheirinhos tbém?
Eu vi o gloss de limão aqui na roça, mas não catei porque gloss não é comigo, e os da Granado são bem melequentos (tenho um de menta que ganhei há um tempão e nem sei se ainda existe à venda).
Eu só experimentei o sabonete Limão Siciliano por enquanto, e adorei o perfume. Ótimo nos dias de calor. O sabonete Tuberosa do Egito é divino também e é o meu preferido da linha. Adquiri também a colônia Figo da Turquia, logo de cara me lembrou o Dune.
Tudo de ótima qualidade, a Granado está de parabéns.
É, a Phebo/Granado tá arrasando! Produtos de ótima qualidade!