Maroussia, Slava Zaitsev

Bem vindo, inverno!

Na Rússia o perfume já é conhecido de outros carnavais (embora não seja assim tão popular, segundo fontes), foi lançado em 1992 e foi o primeiro perfume do estilista Slava Zaitsev. Seu nome, se formos traduzir, é velho conhecido nosso: Marusja ou Maria!

O que é que essa Maria tem? Tem o inverno, tem o vento frio, tem os casacões, a maquiagem pesada que aqui serve mais para proteger a pele do que para embelezar. Tem gorro, luva, cachecol, botas forradas, batom cor-de-vinho, tem dose de vodca… Em outras palavras, Maroussia é perfume para dias frios, de ventos rasgantes.

Tem uma profusão de notas florais intensas, tem notas de fundo animálicas. Nas verdade, ele tem tantos ‘cheiros’ que fica difícil falar deles, mas vou tentar…

Maroussia começa com aldeídos e algo frutal-sintético que me faz pensar em morangos imaginários. Nada de morango de brilho labial, nada de morango de boneca, nada de morango natural. Morangos que talvez só existam na minha cabeça: morangos de cera!

Profusão (e confusão!) floral, uma breve ‘surra de buquê’: ylang-ylang, rosa, tuberosa, jasmim, cravo, heliotrópio e muitas outras que não sei nomear… aqui me faz pensar em flores carnudas, cerosas e maquiagem antiga, daquela que cobiçávamos quando crianças nas penteadeiras de nossas mães. Me lembra o cheiro de um antigo batom Helena Rubinstein que eu passava escondido para em seguida lamber os lábios e sentir o ‘gosto do cheiro’, sabe?

As notas finais de Maroussia demoram a aparecer, e pendem bem pro animálico resinoso. Para mim tem cheiro de casaco de lã que foi guardado no armário, mas guardou nuances do perfume e da pele da pessoa que o usou nos últimos dias.

Maroussia é belo e confuso. Como a Rússia deve ser.

Agora, nerd velha-guarda que sou, faço uma abstração: assistiram Cavaleiros do Zodíaco? Então, Maroussia é o perfume que a Aurora, a bela e falecida mãe do Hyoga usaria…

Notas de saída: aldeídos, flor-de-laranjeira, pêssego, bergamota.

Notas de coração: cravo, tuberosa, íris, ylang-ylang, orquídea, jasmim, rosa, lírio-do-vale, heliotrópio.

Notas de fundo: sândalo, baunilha, âmbar, fava tonka, civeta, almíscar, benjoim, cedro.

Maroussia é completamente diferente se provado em um dia quente: se torna sufocante. Mas nos dias frios ele é fonte de calor, é um ‘casaco-líquido’!

(post republicado)

Anúncios

10 comentários sobre “Maroussia, Slava Zaitsev

  1. Caraca Diana como assim “velha guarda” hahaha – até prq eu tbm to nela 😀
    a mae do Hyoga ficou perfeito rs

    faz uma seleção de CDZ pra agradar todos os nerd velha-guarda!!
    eu faria uma assim:
    – Shiryu = Kenzo pour Homme
    – Seiya = Terre d’Hermes
    – Hyoga = Aqva Pour Homme – Bvlgari
    – Ikki = Azzaro Pour Homme Elixir
    – Shun = Fantasy – Britney Spears (é eu acho 😀 )
    – Saori = J`adore – Dior

    que acha ? rsrs

    • KKKKKKKKKKKKKKKKK, morri! Velha guarda, tô com 34! Adorei o Shun de Fantasy, ornou!!!! Aliás, sua seleção toda foi excelente! Tenho leve ‘bronca’ do Seiya, colocaria pra ele um mais humilde! Mas ficou muito bom, parabéns! E o Misty de Lagarto, um Miss Dior? Ele é musa!
      E pro Mu um A*Men? Vou parar, senão fico até amanhã…

      • [ contendo o riso enquanto digito]
        então tbm nunca fui muito com a cara do Seiya (como alguém pode viver do lado da Irma e não saber que é ela? O.õ) mas o Terre tem esse cheiro de terra molhada e tal, bem a cara daquele moleque sujo.

        Olha eu acho que o A*men tem mais a cara do Shaka de virgem. Para o Mu talvez o Shalimar Initial (mágico igual – sem conta que tem ate aquela franjinha que é da mesma cor do cabelo dele hahaha).

        Agora o Misty … misericórdia hahahaha. Com certeza seria o Girlfriend – Justin Bieber.
        😀

        Agora só mais dois (se não tbm fico até amanhã):
        – Afrodite De Peixes = Black XS For Her – Paco Rabanne (nesse caso tbm cabe os florattas do Boti. Todos eles kkkkk

        – MESTRE DO MAL (Saga) = Fleur du Mâle – Jean Paul Gaultier (perfeito! até a cena da banheira remete)

        Bom agora chega do momento nostalgia ;]

      • Tirando que o Seiya vive moribundo deitado de cara no chão. Só levanta pros ‘finalmentes’ depois que todos outros cavaleiros se ferraram por ele.
        Ou então o Alien pro Mu! Shaka de fato ficaria bem de A*Men ou de Samsara!
        O Saga ficou ótimo com o Fleur du Male. E a Shina, vai de Serpentine do Roberto Cavalli? Ou de Poison?
        E lá vou eu continuando o momento saudosista…

      • Serpentine – Roberto Cavalli com certeza hahaha!
        o poison ficaria legal pra aquela menina que tocava harpa na saga de Hades (ou pro Milo de escorpião)

        e vdd o Alien pro Mu!

        ps: agente foi/é muito nerd kkkkkkk

  2. Tenho o Nikita dessa marca, adoro por ser bem semelhante ao Crystal Noir. Mas o Maroussia confesso que fico temerosa em conhecer. Só as suas notas já me mostra um perfume opulento, oitentista. Apesar que adoro o Poison e odeio o Red Door (que guarda muitas notas do Poison inclusive). Fico na retaguarda, mas não compraria no escuro.

    Com relação à nerdice…sou meio nerd tb, mas de um tipo que ODEIA qualquer desenho japonês. Sempre me irritaram. Apesar que eu adorava Jaspion, Changeman e Jiraia. Vai entender……

    • Dia desses te mando amostra, Carla! O Nikita (tenho amostra) parece de fato o CN, mas tem algo nele que em mim fica muito sintético, sei lá.
      E curto desenho japonês, menos Dragon Ball, acho um saco. E adorava Jiraya, Jaspion, machine Men, Google 5… eita, que velha…

  3. Eu adoro o Maroussia…Tão intenso, tão naftalina com sabão em pó! Flores contundentes. Eu lembro quando chegou, abri a caixa, cheirei sem borrifar e achei espetáculo puro. Na pele podemos sentir todo o poder dessa bomba e sua evolução. É um perfume único porque ainda não me deparei com nada parecido mas exige um frio siberiano mesmo para uso. Os casacos são de pele e a imagem é de uma moça usando-o em meio à neve ( aquela coisa Nikita – clip do Elton John, rs).
    Daí que num golpe de sorte eu consegui um Eau de Maroussia que, tirando o meu, nunca sequer ouvi referência na net, nada. Muito estranho isso. Ele é o próprio Maroussia só que mais usável. tem uns tons a menos sendo ainda assim, forte. Tiraram aquela agudeza, sabe?
    Bjus
    Li

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s