Floresta, Amazonia Viva

Já fale anteriormente do Preciosa, também da marca nacional Amazonia Viva. Depois dele, fiquei muito curiosa nos demais perfumes da marca e acabei pegando os outros 2: Floresta e Madeiras.

Floresta não tem a mesma ‘potência’ do Preciosa, é mais verde, mais delicado.

Inicia com notas verdes e florais, uma sensação te ter esmagado entre os dedos pétalas frescas, ervas aromáticas e até mesmo um pouco daquela substância leitosa que sai de certas folhas ‘gordinhas’ e galhos.

Depois de algum tempo surge um odor quase medicinal, balsâmico e estranhamente doce. Agridoce, vamos dizer. E ainda verde. Tem uma coisa de alfavaca, já sentiu?

No final, Floresta mostra nota bem equilibrada da planta chamado oriza*, o já conhecido patchouli. Vem doce, exótico, mofadinho, mas nada intenso. É chá de patchouli!

É um bonito e exótico floral-verde-picante! Não tem ‘cheiro de mato’, longe disso, mas tem uma rosa bonita com aspecto ‘retrô-empoado’ e um patchouli tão diferente! E mais uma vez um perfume da marca Amazonia Viva me encantou… Deve ser o feitiço da Matas do Boto e do Curupira…

E mais: ele é encontrado a preço quase simbólico em lojas virtuais brasileiras, viu?

Notas de saída: rosa da Bulgária, ylang-ylang de Madagascar

Nota de coração: copaíba

Nota de fundo: oriza

*Oriza ou Patchouli de Java (Pogostemon heyneanus) é uma planta abundante principalmente em Sumatra e Java, mas também no norte e nordeste do Brasil, principalmente no Maranhão e Pará, onde é chamada de oriza. A planta chega a altura de 90 cm, tendo haste forte e folhas macias. Produz óleo essencial que é extraído das folhas colhidas na estação molhada. A colheita, feita à mão, acontece de duas a três vezes ao ano. É empacotada e posta a secar parcialmente por alguns dias antes que o óleo esteja extraído através da destilação de vapor. O processo de fermentação ‘amacia’ as divisões celulares da planta, facilitando a extração do óleo essencial.

**Copaíba (Copaifera sp) fornece o bálsamo ou óleo de copaíba, um líquido transparente e terapêutico, que é a seiva extraída mediante a aplicação de furos no tronco da árvore até atingir o cerne. O óleo da copaíba é um líquido transparente, viscoso e fluido, de sabor amargo com uma cor entre amarelo até marrom claro dourado. O uso mais comum é o medicinal, sendo empregado como anti-inflamatório e anticancerígeno. Pelas propriedades químicas e medicinais, o óleo de copaíba é bastante procurado nos mercados regional, nacional e internacional. Em algumas regiões, o chá da casca é bastante utilizado como anti-inflamatório.

Fonte: http://www.amazonlink.org/biopirataria/copaiba.htm

https://www.horizonherbs.com/product.asp?specific=2146

Anúncios

Um comentário sobre “Floresta, Amazonia Viva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s