Preciosa, Amazônia Viva

Imagem

Ganhei uma amostra do ‘Preciosa’ da querida Barbarella, em uma troca que fizemos. Quando experimentei pela primeira vez, achei muito exótico e enjoativo. Mas aconteceu uma coisa: sabe quando você não gosta exatamente do cheiro mas ao mesmo tempo não consegue parar de cheirá-lo? Foi isso. Resolvi então passar o Preciosa mais vezes. Passei tantas que acabou a amostra e comprei um frasco de 100ml…
Enfim, o Preciosa, da marca nacional Amazonia Viva me conquistou!
A Preciosa é uma árvore que pertence à mesma família do Pau Rosa, e a extração do óleo não exige que seu tronco seja cortado, portanto não prejudica o meio ambiente. Pronto, juntamos todos os ingredientes para um perfume nacional de sucesso: ‘ingrediente’ exótico, extração sustentável, bom preço, boa qualidade: o que mais a gente pode querer?
O aroma do Preciosa é quase xamânico! Tem cheiro de flores brancas, de madeira recém cortada, de terra molhada, de seiva doce, de raiz recém arrancada do solo. Lembra canela, porém menos picante. Lembra sândalo, porém mais frutado. Deve ser esse o cheiro da Preciosa…
As flores brancas aqui presentes são o jasmim, a dama-da-noite e o lírio. Dessas, sinto o jasmim e a inconfundível, misteriosa, picante e sensual dama-da-noite!
Preciosa é exótico, sexy, quente e misterioso. Me faz imaginar uma floresta noturna, cheia de flores exóticas e proibidas para olhos humanos diurnos e ineficazes. Me faz pensar em personagens do nosso tão esquecido folclore, Iara e o Boto…
A nota amadeirada vinda da Preciosa é única, nunca tinha sentido algo semelhante.
Olha, faz tempo que um nacional não me surpreendia tanto viu…
Agora quero o Madeiras…
Mais informações sobre a tal árvore Preciosa:
PRECIOSA
Aniba canelilla (HBK) Mez. Lauraceae
Distribuição Geográfica
Ocorre em toda a Amazônia nas matas de terra firme e ainda nas Guianas, Peru, Venezuela.
DENOMINAÇÕES 
Preciosa, casca preciosa, canela, amapaima, pereiorá, canelilla, guatinán.
CARACTERÍSTICAS GERAIS DA ÁRVORE 
Árvore mediana a grande, atingindo até 30m de altura e mais de 50 cm de diâmetro. Tronco cilíndrico, reto. Casca acinzentada, com forte odor agradável. Copa pequena, porém densamente folhosa. Folhas simples, alternas, brilhantes na face superior e opacas no dorso, elíptico-lanceoladas com ápice agudo e base atenuada; nervuras laterais ascendentes aparentes na página superior, unindo-se para a margem.Flores pequenas, cremes ou esverdeadas, em panículas curtas, axilares, pauciflora. Fruto drupa, oblonga, inclusa numa cúpula globosa.
Características Gerais da Madeira
Madeira muito pesada (0,95 a 1,00 g/ cm3); alburno amarelado diferente do cerne castanho escuro; grã regular; textura média; cheiro e gosto de canela. É fácil de trabalhar, recebendo ótimo acabamento. É altamente resistente aos fungos e organismos xilófagos.
DESCRIÇÃO ANATÔMICA
Poros visíveis sob lente, pouco numerosos, pequenos a médios, solitários ou geminados, chegando a formar algumas cadeias radiais, obstruídas por tilos. Linhos vasculares notadas a olho desarmado, retilíneas, altas, contendo resina. Raios finos e numerosos, vistos apenas sob lente; no plano tangencial são baixos e distribuídos irregularmente. Parênquima axial escasso, paratraqueal, difícil de visualizar mesmo com auxílio de lupa. Camadas de crescimento demarcadas por zonas de tecido fibroso.
PRINCIPAIS USOS
Construção em geral, marcenaria, carpintaria, ebanisteria, tanoaria.

 

Anúncios

9 comentários sobre “Preciosa, Amazônia Viva

  1. Que resenha, Di! Uma aula. Esse perfume é encantador, especiarado quente, usado na temperatura certa é sucesso! Foi o melhor custo-benefício desse ano, um achado. Não quero desanimar você quanto ao Madeiras, vá atrás e experimente, mas não achei bom.

    • Obrigada, Barbarella, pelo elogio e por me apresentar essa jóia! De fato, falei isso ontem pro meu marido, de tantos que andei comprando, o Preciosa foi um dos que mais me agradou! Hmm, mas ainda estou curiosa no Madeiras. Pq não gostou dele? Conta!

  2. Então, Di… ele cheira a vetiver de má qualidade, palha queimada, com um toquezinho cítrico na abertura para enganar. Não ornou. Em homem, talvez funcione como perfume para o dia-a-dia… Quem conheceu o Preciosa e se animou com os outros da marca, aposto $$$ que vai se desapontar com o Madeiras.

  3. Comprei Preciosa, Diana, há uns dois anos. O líquido não desceu nem um centímetro ainda…..Com todo respeito a quem o ama, mas meu nariz não aprovou. O que sinto nele? Canela, quase que solitária, com um toque de jasmim no final. E olha que ela não é descrita nas notas dele….mas me deixe divagar, vai, pois sinto sim, MUITA canela. Acho-o desequilibrado, muito linear e penetrante. Me enjoa. Sorry, rs…

      • Sim, inclusive venho tentando comprar o Floresta, mas não estou achando….abs, e parabéns pelo lindo texto, nunca soube desta planta, Preciosa. Obrigado por enriquecer minha cultura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s