O cardamomo é uma planta cujo nome científico é Elettaria cardamomum (embora existam outros gêneros, esse é o mais comum e mais usado na culinária, medicina natural e perfumaria). Originário da Índia, o cardamomo chegou à Europa com as rotas das caravanas e seguiu com os vikings de Constantinopla à Escandinávia, onde é popular.
A planta é da família do gengibre, com folhas grandes, flores brancas e frutos secos de cor esverdeada ou branca contendo sementes negras e aromáticas de sabor picante, que podem ser transformadas em pó ou em óleo.
Tem propriedades anti-sépticas, digestivas, diuréticas, expectorantes e laxantes. Não deve ser consumido em altas doses, pois pode provocar vômitos.
As vagens contém, cada uma, entre 15 a 20 pequenas sementes pretas ou marrom-escuras e viscosas. As vagens inteiras, levemente partidas, são usadas como tempero em arroz, ensopados e carnes refogadas lentamente. As sementes podem ser fritas ou tostadas e moídas antes de adicionadas ao alimento.
O cardamomo é uma das especiarias muito antigas do mundo e também a terceira mais cara, ao lado de açafrão e da baunilha. Era bem conhecido nos tempos antigos: os egípcios usavam em perfumes e incensos, além de mastigarem as sementes para branquear seus dentes. Os romanos utilizara-lo para amenizar problemas estomacais. A medicina indiana recomenda para a insônia leite morno com noz-moscada e pó de 1 semente aromática de cardamomo. A mistura deve ser tomada em pequenos goles antes de ir para a cama. Entre os árabes, ganhou a fama de ser afrodisíaco e é misturado ao café.
O cardamomo tem um gosto forte e fragrância resinosa, intensamente aromática. O óleo essencial de cardamomo é extraído por destilação a vapor das sementes secas. Óleo de cardamomo é doce, picante e quase balsâmico. Tem coloração amarelo-pálido e é um pouco aguado na viscosidade. Combina bem com as colônias frescas, com os perfumes masculinos com notas conífera e com chipres. Combina também com notas de chá.
Em minha opinião o cardamomo tem odor exótico, sensual, ao mesmo tempo quente e fresco. Uma coisa meio agridoce de suor… dá um toque misterioso e selvagem!
Meus preferidos com cardamomo? Jacomo Art Collection #08; NU, de Yves Saint Laurent e Kenzo Jungle L’Elephant.
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cardamomo-verdadeiro
http://www.fragrantica.com/notes/Cardamom-63.html
http://www.osmoz.com.br/enciclopedia/materias-primas/especiado/122/cardamomo-elletaria-cardamomum
http://www.curapelanatureza.com.br/2013/04/cardamomo-aromatica-e-poderosa-semente.html