Yuzu (Citrus ichangensis × Citrus reticulata)

Resultado de imagem

Yuzu (Citrus ichangensis × Citrus reticulata, antigamente Citrus juno) é uma fruta cítrica originária da China. O fruto é cultivado principalmente no Japão, onde foi introduzido durante a Dinastia Tang. Também é chamado de Cidra do Japão.

Os frutos são amarelos ou alaranjados e de tamanho variando entre 5,5 e 7,5 centímetros de diâmetro. No Japão, durante o final do outono a fruta amadurece. É incomum as plantas cítricas serem resistentes ao frio, entretanto, devido à descendência do Yuzu em relação ao C. ichangensis, ele consegue crescer em regiões com invernos com temperaturas que chegam a -12°C, onde os cítricos mais sensíveis não conseguiram sobreviver. No Japão, uma versão ornamental do yuzu – chamado hana yuzu – é cultivado por sua flor e não pelo seu fruto. Outra variedade de yuzu com uma casca nodosa é chamada de shishi yuzu.

Resultado de imagem para Citrus Junos yuzu

O sabor do yuzu é ácido, lembrando o da uva, com um toque de tangerina. Raramente ele é comido como uma fruta normal, embora na culinária japonesa sua casca aromática seja usada para decorar alguns pratos e seu suco seja normalmente usado como tempero, do mesmo modo que se usa o limão em outras cozinhas. Também é usado em chás, sucos, sorvetes, bebidas alcoólicas, compotas e doces.

No começo do século XXI, o yuzu foi gradativamente sendo usado pelos chefs de cozinha nos Estados Unidos e em outros países ocidentais, recebendo atenção em um artigo de 2003 no The New York Times. A Hartwall, uma fabricante finlandesa de refrigerantes, lançou uma edição limitada de soda que contém yuzu. Também foi utilizado em cervejas na Holanda, sendo chamada de iKi, e em uma cidra finlandesa chamada Gonden Cap Black.

O óleo de sua casca é vendido como fragrância. Possui cheiro cítrico agradável com um tom floral. No Japão, tomar banho com yuzu no solstício de inverno é um costume popular. Os frutos inteiros são deixados flutuando na água quente do banho (às vezes dentro de uma bolsa) liberando seu aroma. A fruta também pode ser cortada pela metade, permitindo que seu suco cítrico se misture com a água do banho. Acredita-se que o yuzu-yu, ou banho de yuzu protege contra gripes, aquece o corpo e relaxa a mente. O óleo do fruto produz um efeito tônico que estimula o sistema circulatório e o sistema digestivo.

Resultado de imagem para yuzu bath

O óleo essencial do yuzu é obtido através da pressão a frio do fruto produzindo um óleo de cor amarela pálida com um aroma cítrico requintado. Sua fragrância existe em algum lugar entre grapefruit e tangerina, com toques sutis de bergamota e limão, além de tonalidade picante e floral. O óleo essencial de yuzu não é produzido em grandes quantidades, portanto, é muito caro quando comparado a outros óleos provenientes de frutos cítricos.

Usado em aromaterapia, o óleo de yuzu é muito semelhante ao da bergamota, tendo efeito refrescante e estimulante sobre o corpo. Também tem ação anti-bacteriana que o torna eficaz no combate a resfriados e gripes.

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Yuzu

http://www.osmoz.com.br/enciclopedia/materias-primas/citrico/168/yuzu-citrus-junos

http://www.quinessence.com/yuzu

http://citruspages.free.fr/papedas.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s