Manoumalia, Les Nez

Manoumalia  Eau de Toilette  by LesNez

Criado por Sandrine Videault  em 2008, Manoumalia é inspirado no exotismo da Polinésia. Mais especificamente a ilha de Wallis, que fica a meio caminho entre o Tahiti e Nova Caledônia, onde Videault nasceu e reside.

Na realidade descobri tudo isso depois de experimentar o perfume e usá-lo por 3 dias seguidos. Não gosto de ler sobre o perfume em questão antes de anotar minhas impressões, acho que acabo influenciada.

Vou falar do Manoumalia das minhas impressões, que não chegaram lá na Polinésia…

O perfume inicia adocicado e exótico, com um breve toque retrô. Depois surgem notas ‘úmidas e mofadas’, algo de raiz, madeira molhada.

Temos ainda flores brancas com nuances animálicas e quase melífluas, aquele doce-orgânico-sujo sexy, sabe?

Tem uma faceta escura no Manoumalia. Não sei nomear em termos de notas olfativas, mas existe nele uma decadência – um drama que não é visto com frequência – ao menos na perfumaria voltada para as grandes massas. Mas Lez Nez é perfumaria de nicho (dos bons), não existem tais amarras…

No Manoumalia senti flores brancas, ylang-ylang. Encontrei ainda o tom fresco e defumado do vetiver, o leitoso do sândalo e o dourado-melífluo do âmbar. Mas tinha um aspecto floral desconhecido que me intrigava. Aí fui pesquisar. Além da flor tiaré (que pra mim tem toques salinos e de coco), encontrei menção a Fagraea berteriana, chamada também de Pua kenikeni. Esta flor é comumente usada nos tradicionais Lei (pronunciado Lay, é uma guirlanda ou grinalda. O conceito mais popular de uma lei na cultura havaiana é uma coroa de flores apresentado ao chegar ou sair como um símbolo de afeto. Este conceito foi popularizado através do turismo entre as ilhas havaianas e os Estados Unidos nos séculos XIX e XX.

Nunca vi a flor, nunca ganhei um Lei, nunca fui para uma ilha havaiana. Resta então associar o tom exótico floral do Manoumalia a flor Pua kenikeni.

Que perfume exótico!

Notas olfativas: Pua kenikeni, vetiver, tiaré, ylang-ylang, âmbar, sândalo.

Resultado de imagem para puakenikeni

Fontes:

https://en.wikipedia.org/wiki/Fagraea_berteriana

https://en.wikipedia.org/wiki/Lei_(garland)

 

 

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “Manoumalia, Les Nez

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s