Cleópatra, a rainha perfumada

Imagem

Cleópatra: última rainha do Egito, símbolo do poderio feminino, de beleza questionável, dona do coração de dois imperadores romanos e de fim trágico! Fazia de seus rituais perfumados símbolos da sedução. Além de conquistar o coração do general romano Marco Antônio, conseguiu dele uma aliança com Roma. Pelo que vemos através das descobertas arqueológicas, ela era muito mais atraente do que propriamente bonita, ótima estrategista, e sabia acima de tudo, como perfumar-se. Untava-se com essências aromáticas dos pés à cabeça, criava em torno de si uma nuvem perfumada e recebia Marco Antônio em uma cama repleta de pétalas de rosas. Seus delírios perfumados eram incríveis: ela impregnava de odor de rosas até as velas de seu barco, e viajou ao encontro do amante inteiramente untada de óleos perfumados, como uma deusa em forma humana, deslizando sobre as águas. Deixava-se admirar recostada no trono de seu barco, que era envolto em nuvens de incenso. Em sua célebre visita a Roma, a rainha do Egito deixou um rastro de rosas por onde passou, e em sua última noite, antes de envenenar-se, banhou-se e perfumou-se da cabeça aos pés com as mais finas fragrâncias. Quando os soldados romanos a encontraram morta em seus aposentos, ainda puderam sentir seu perfume inebriante, feito sob encomenda para seu status real.

 

Anúncios

11 comentários sobre “Cleópatra, a rainha perfumada

  1. Que baphônica essa Cleópatra! Até para morrer estava cheirosa. Esta é das nossas, hein, Diana? =D
    Só para divagar: se Cleópatra vivesse em nossos tempos, qual perfume ela usaria?

  2. Viajei um pouco agora!! Adoro Cleópatra e a época em que ela viveu, o Egito é fascinante com todas as suas essências, mistérios e cultura. Mas squal seria a fragrância preferida de Cleópatra, desde quando seu sentido e amor por perfumes foi despertado..ahh como gostaria de saber!

    • Sem dúvida, Valéria, o Egito e sua história fascinam! Adoraria isso tudo sobre a Cleópatra, mas isso ela levou consigo… Vou pesquisar mais sobre perfumaria no Egito, e daí ao menos teremos idéias das essências utilizadas, quem sabe, pela própria rainha. Existe um perfume chamado “As lágrimas sagradas de Tebas” (traduzido), que recria um perfume egípcio segundo resquícios em um alabastron encontrado em uma pirâmide, vou postar sobre!

  3. Cléo devia ter uma coleção e tanto de cheirosos. E quer ver a gente morrer por dentro? É só imaginar Cleopatra usando hoje Fantasy, Angel & cia. Ai, dó. Mas confesso que eu até gosto do Fantasy (em doses homeopáticas). rs

  4. Opium! Excelente escolha para uma rainha, Diana. Poison e Samsara também ornariam lindamente a opulência de Cléo. =)

    Aguardo ansiosa os posts sobre as personalidades históricas cheirosas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s