A destilação a vapor é o mais comum método de extração de óleos essenciais, matéria prima para produção de perfumes. É mais comum a utilização deste método para obter óleos essenciais de folhas, sementes, raízes, madeiras e algumas flores, tais como as rosas.
Algumas flores (como o jasmim) perderiam seu odor devido ao calor e pressão utilizados neste método, que destruiria as delicadas moléculas que constroem seu aroma. Utilizam-se outros métodos então, que veremos em outro momento. Raízes e madeiras precisam de muito cuidado, pois podem queimar antes de liberar seus óleos essenciais
O destilador é constituído de três partes: dorna, recipiente onde o material vegetal é compactado e passa pela ação do vapor, o condensador ou serpentina, onde o material é resfriado e o vaso separador, onde o produto resultante é separado.
A destilação a vapor é feita em alambiques onde partes da planta são colocadas. Saindo de uma caldeira, o vapor da água circula através das partes da planta forçando a quebra de suas moléculas e liberação do óleo essencial. À medida que o processo acontece, as moléculas de óleos essenciais evaporam junto com o vapor da água, passando através de um tubo no alto do destilador, onde passam por um processo de resfriamento através de uma serpentina e se condensam. O óleo essencial nesta fase volta a se liquefazer e a se “misturar” com a água. É então separado através de decantação, devido às diferenças de densidade. Lembra das suas aulas de química? Foi utilizado pela primeira vez pelo médico persa Avicena.
Aprendi muito lendo um livro sensacional, sobre um serial killer inusitado: O Perfume, de Patrick Süskind. Quando você diz que flores como o jasmim não poderiam ser submetidas à destilação, lembrei do método que consiste em envolver flores em gordura, para extrair sua essência. Então, o protagonista da obra também conclui que seres humanos não podem ser submetidos à destilação a vapor. Hehehehe. Tenso! Você deve ter lido esse livro! Muito bacana esse post, Diana. 🙂
O livro “O Perfume” é incrível, explica muito sobre técnicas de produção de perfumes! A técnica que vc fala é a enfleurage, em breve falarei sobre. É uma técnica incrível, mas praticamente em desuso, infelizmente… O filme também ficou bárbaro,assista!
ótimo filme, interessante mesmo.