Métodos de produção de perfumes – Destilação a Vapor

A destilação a vapor é o mais comum método de extração de óleos essenciais, matéria prima para produção de perfumes. É mais comum a utilização deste método para obter óleos essenciais de folhas, sementes, raízes, madeiras e algumas flores, tais como as rosas.

Imagem

Algumas flores (como o jasmim) perderiam seu odor devido ao calor e pressão utilizados neste método, que destruiria as delicadas moléculas que constroem seu aroma. Utilizam-se outros métodos então, que veremos em outro momento. Raízes e madeiras precisam de muito cuidado, pois podem queimar antes de liberar seus óleos essenciais

O destilador é constituído de três partes: dorna, recipiente onde o material vegetal é compactado e passa pela ação do vapor, o condensador ou serpentina, onde o material é resfriado e o vaso separador, onde o produto resultante é separado.

Imagem

 A destilação a vapor é feita em alambiques onde partes da planta são colocadas. Saindo de uma caldeira, o vapor da água circula através das partes da planta forçando a quebra de suas moléculas e liberação do óleo essencial. À medida que o processo acontece, as moléculas de óleos essenciais evaporam junto com o vapor da água, passando através de um tubo no alto do destilador, onde passam por um processo de resfriamento através de uma serpentina e se condensam. O óleo essencial nesta fase volta a se liquefazer e a se “misturar” com a água. É então separado através de decantação, devido às diferenças de densidade. Lembra das suas aulas de química? Foi utilizado pela primeira vez pelo médico persa Avicena.

Anúncios

3 comentários sobre “Métodos de produção de perfumes – Destilação a Vapor

  1. Aprendi muito lendo um livro sensacional, sobre um serial killer inusitado: O Perfume, de Patrick Süskind. Quando você diz que flores como o jasmim não poderiam ser submetidas à destilação, lembrei do método que consiste em envolver flores em gordura, para extrair sua essência. Então, o protagonista da obra também conclui que seres humanos não podem ser submetidos à destilação a vapor. Hehehehe. Tenso! Você deve ter lido esse livro! Muito bacana esse post, Diana. 🙂

    • O livro “O Perfume” é incrível, explica muito sobre técnicas de produção de perfumes! A técnica que vc fala é a enfleurage, em breve falarei sobre. É uma técnica incrível, mas praticamente em desuso, infelizmente… O filme também ficou bárbaro,assista!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s