Âmbar Cinzento

Imagem
O âmbar cinzento é um ingrediente usado na fabricação de perfumes graças a sua característica de promover a fixação dos aromas na pele. Algumas pessoas descrevem seu aroma como incompreensivelmente “suave”. Alguns dizem que é almiscarado, terroso, doce, ou simplesmente indescritível.
Sua origem pode surpreender: o âmbar cinzento é formado no estômago da baleia cachalote. A baleia vomita tal material porque não consegue digerir. Como a “bola de pelo” dos gatinhos…
Quando uma baleia vomita o âmbar cinzento, ele ainda é macio e tem um cheiro terrível e fecal. Depois de flutuar no oceano salgado por um bom tempo e ser exposto ao sol, a substância endurece até ficar cerosa e macia, de forma arredondada. O cheiro de fezes desaparece, sendo substituído por um aroma persistente, adocicado, atraente e difícil de definir, que é famoso há centenas de anos. Além de seu uso na indústria de perfumes, dizem ser afrodisíaco e ter propriedades medicinais.
O âmbar cinzento é escasso. Nenhuma outra baleia além da cachalote o produz, e quando a baleia o regurgita, é em algum lugar no meio do oceano. Muitas baleias já foram mortas na busca do precioso material…  Acho que NADA justifica a morte de um animal, por isso um brinde aos químicos que fizeram uma réplica sintética de algumas características do âmbar cinzento, tornando-o um componente menos necessário nos perfumes.
O âmbar cinzento é branco, cinza, preto ou das três cores. Tem dura textura e cerosa. 
 
Excelente fonte de informação sobre o âmbar Gris está no site: www.ambergris.co.nz

 

Publicidade

5 comentários sobre “Âmbar Cinzento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s