Coty fora um gênio do ramo cosmético! Elaborou linhas de produtos com o mesmo aroma das fragrâncias, criou o pó facial como conhecemos, em embalagens redondas e compactado. Em 1910 tinha pontos de venda em Londres e Moscou, e em 1913 possuía loja bem estabelecida na Quinta Avenida, em NY.
Alguns dos perfumes mais famosos da Coty:
1904 – La Rose Jacqueminot;
1905 – L’Origan e Ambre Antique, primeiros a misturar essências naturais e sintéticas;
1912 – L’Or, a base de flores de tabaco;
1917 – Chypre, o grande ícone da marca é criado.
Após a morte de Coty em 1934, a empresa foi assumida por Benjamin Levy. Neste período, devido a Grande Depressão Americana, a empresa enfrentou grandes dificuldades. As vendas caíram drasticamente e a empresa se viu obrigada a reduzir seus preços para continuar no mercado. Após a Segunda Guerra Mundial a Coty sofreu uma revolução: a linha de produtos foi aumentada, foram incluídos produtos masculinos. As embalagens foram remodeladas, os preços foram adequados ao mercado, produtos foram expostos em displays nas drogarias e perfumarias. Enfim, a marca tornou-se popular.
De lá até os dias atuais, a Coty fora subsidiária da Pfizer, adquiriu muitas indústrias cosméticas e foi comprada em 1962 pela alemã Joh. A. Benckiser GmbH. Possui duas subdivisões, a Coty Beauty e a Coty Prestige que possui em seu portfólio inúmeras marcas de grande nome, entre elas: Davidoff, Jil Sander, Vivienne Westwood, Isabella Rossellini, Calvin Klein, Cerruti, Vera Wang, Chloé, Lagerfeld, Marc Jacobs, Adidas e muitas outras. Possui ainda contratos com celebridades como Jennifer Lopez e Beyonce, que assinam linhas de perfumes.
Link de anúncio de um catálogo antigo de perfumes da Coty, com texto transcrito, vale a pena ler: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-430120738-perfumes-coty-catalogo-antigo-ilustrado-_JM
Fontes consultadas: Aftel, Mandy. “Essências e Alquimia – um livro sobre perfumes”. Rio de Janeiro, Editora Rocco, 2001.
Blogs: www.mundodasmarcas.blogspot.com.br e www.perfumesbighouse.blogspot.com.br