Lavanda

Como não gostar do cheiro da lavanda? É um dos meus preferidos! Está presente em perfumes, cosméticos variados, produtos de limpeza… como é versátil! Tenho um vaso com uma planta bem grande que está constantemente florida, e digo, é um deleite seu perfume!

Vamos a ela…

 no thumbnail available 6

Planta herbácea perene até 0,80 m de altura, forma irregular, de folhas verde-acinzentadas, com perfume. Flores azul-lavanda são reunidas em espiga na ponta dos ramos.  A flor tem perfume acentuado.

As lavandas (popularmente conhecidas como alfazemas) são plantas do gênero Lavandula, da família Lamiaceae.  O nome é mais frequentemente usado para as espécies do gênero que crescem como ervas e para ornamentação. Destas as mais comuns são a lavanda inglesa e a Lavandula angustifolia (L. officinalis). As espécies ornamentais geralmente são as L. stoechas, L. dentata, e a L. multifida.

O cultivo comercial da planta é para a extração de óleos das flores, caules e plantas, que são utilizados como anti-sépticos, em aromaterapia e na indústria de cosméticos.

Na literatura sobre aromaterapia constata-se que o uso prático do óleo de lavanda promove bem-estar físico, relaxamento, sono tranquilo – permitindo melhor estabilidade emocional – combate enxaquecas e depressão. Também é excelente antisséptico e cicatrizante.

Contudo, somente produtos que contenham o óleo essencial (fabricado com 100% de essenciais naturais) trarão verdadeiros benefícios. O óleo mais caro não necessariamente é o melhor, mas cuidado porque pureza e preços muito baixos são normalmente incompatíveis, afinal, são necessários 200 quilos de lavanda pra produzir 250 ml de óleo.

O óleo essencial da lavanda (do latim “lavare”, “lavar”) já era utilizado pelos romanos para lavar roupas, tomar banho, aromatizar ambientes e como produto curativo (indicado para insônia, calmante, relaxante, dores, etc.). O óleo para perfumaria é obtido da destilação das flores, caules e folhas da espécie Lavandula officinalis ou Lavandula dentata. Entre várias substâncias, o óleo apresenta na sua composição o linalol e o acetato de linalila, que conferem a sua fragrância e ainda saponina, taninos e cumarinas.

As flores de lavanda produzem um néctar abundante que rende um mel de alta qualidade produzida pelas abelhas. O mel da variedade lavanda foi produzido inicialmente nos países que cercam o Mediterrâneo, e introduzido no mercado mundial como um produto de qualidade superior. As flores da lavanda podem ser utilizadas em chás e alimentos.

É muito usado como água de colônia, e é o principal ingrediente de muitos pot-pourris e sachês. O óleo essencial de Lavanda era usado antigamente para espalhar pelo chão das casas e igrejas em ocasiões festivas.

5 comentários sobre “Lavanda

  1. Não posso viver sem. Desacelera meu coração. Uso as da L’Occitane e da Companhia da Terra. Você conhece a da Yardley, que durante muito tempo ostentou o título de melhor do mundo? Tenho curiosidade.

  2. Amo a Agua de Lavanda Puig, mas não encontro em lugar nenhum! Quem sabe na 25…
    Tenho a Yardley, acho ela mais seca e sóbria, diferente de todas que eu conheço.
    Tenho muita curiosidade com o Pour un Homme da Caron, que é basicamente lavanda com baunilha… deve ser muito bom…
    Viciei em usar lavandinhas antes de dormir, me acalmam…

Deixe um comentário