O Perfume – Arma de Sedução (catálogo antigo da Coty)

Segue reprodução (na íntegra) do conteúdo de um catálogo antigo de perfumes da marca Coty. Muitos dos “ensinamentos” são bem praticáveis até hoje. Tal catálogo é retrato de uma época, de seus costumes, de seus valores! Ah, a micro-história da perfumaria…

UM BOM PERFUME É UM POUCO DE SONHO QUE ESPALHAE EM TORNO DE VÓS. HA, NA VERDADEIRA BELLEZA FEMININA, UMA MYSTERIOSA ATTRACÇÃO QUE SE SOBREPÕE E SE ALLIA A ELLA PARA TORNAL-A COMPLETA: É O ENCANTO. SEM ESTE, A BELLEZA É FRIA E NÃO SEDUZ.

COMO EXPLICAR O QUE É O ENCANTO DE UMA MULHER? OS POETAS, OS ESCRIPTORES, PREOCCUPADOS EM ANALYSAL-O, EM VÃO TÊM PROCURADO DEFINIL-O.  NENHUM ATÉ HOJE TEM CONSEGUIDO DIZER PORQUE, AO LADO DE UMA MULHER  INCONTESTAVELMENTE BELLA, DE FEIÇÕES PERFEITAS, OUTRA MULHER AGRADA MAIS, EXERCE MAIOR SEDUCÇÃO.

ESTA VENCE, COM UMA ARMA TANTO MAIS PODEROSA QUE É INDEFINIVEL.       AQUELLA É LINDA, MAS É COMO UMA ESTATUA; ESTA É APENAS BONITA, MAS É UMA MULHER POSSUIDORA DE TODOS OS ATTRIBUTOS QUE EXALTAM A NOSSA IMAGINAÇÃO.

A SEDUCÇÃO DA MULHER SÓ SE EXERCE PELA MAGIA DESSE ENCANTAMENTO QUE, SOB SUAS DIVERSISSIMAS FÓRMAS, DE BREGEIRICE Á  MELANCOLIA PENSATIVA, DA VIVACIDADE AUDACIOSA AO ‘ENCOLHIDO OUSAR’ DE QUE FALA CAMÕES NO SEU VERSO IMMORTAL, É O QUE NOS VEM SUBJUGAR NUM TORMENTO DELICIOSO.

COMO A LITERATURA OU A MUSICA, A ARTE DE AGRADAR COMPORTA SUAS REGRAS IMMUTAVEIS. A MULHER QUE AS APPLICA FAL-O-Á NATURALMENTE CONFORME O SEU TEMPERAMENTO, MAS SEJA QUAL FÔR, ELLA NÃO PODERÁ PRESCINDIR DE CERTAS ARMAS QUE TODAS EMPREGAM. E DENTRE ESTAS, HÁ O PERFUME.

NO JOGO DA SEDUCÇÃO, O PERFUME TEM UM PAPEL PRIVILEGIADO; É ELLE QUE CREA O AMBIENTE. ESSA ESPECIE DE QUEBRANTO QUE NOS DOMINA PERANTE ALGUMAS MULHERES, COMO SE FÔRA UMA INVOLUNTARIA CARICIA, ESSE INEXPLICAVEL ENTERNECIMENTO QUE NOS AVASSALLA, É AO REQUINTE DO SEU ‘CLIMA’ QUE NOS DEVEMOS, A TODO UM CONJUNCTO DE SOTILEGIOS QUE ENLEVAM OS NOSSO SENTIDOS DESABUSADOS PELA MESQUINHEZ DA VIDA QUOTIDIANA, ESSES SENTIDOS DOS QUAES O OLFACTO NÃO É O MENOS AGUDO.  NAS REMINISCENCIAS DOS HOMENS, NADA CONSEGUE DESPERTAR TANTAS IMAGENS PASSADAS, TANTOS INSTANTES LUMINOSOS, QUANTO UM PERFUME RESURGIDO DE REPENTE.

POR ISSO O PERFUME É ALLIADO PODEROSO DO ENCANTO DA MULHER. CADA MULHER DEVE TER O SEU PERFUME, COMO TEM O SEU SORRISO, O SEU MODO DE ANDAR , O SEU OLHAR PECULIAR PARA CADA CIRCUNSTANCIA DA VIDA.  E O PERFUME EXIGE TÃO POUCO DAQUELLA QUE O USA EM TROCA DO IMMENSO PRAZER QUE LHE PROPORCIONA.

 COMO ESCOLHER O SEU PERFUME?

A MULHER QUE NÃO SABE ESCOLHER O SEU EXTRACTO IGNORA O ERRO QUE COMMETTE. HA TODA UMA ESCALA DE PERFUMES QUE CONVEM CONHECER-SE.

FALA-SE NOS PERFUMES QUENTES OU FRIOS, NOS PERFUMES PESADOS OU FRESCOS, NOS PERFUMES INSISTENTES OU SUBTIS. TODAS ESSAS NUANÇAS, EXTREMAMENTE VARIADAS, NÃO PÓDEM, É FACIL CONCEBEL-O, CONVIR A TODAS AS MULHERES EM GERAL. DA MERSMA MANEIRA QUE O VERDE OU O ENCARNADO NÃO ASSENTAM EM TODOS OS GENEROS DE BELLEZA, TAMPOUCO OS PERFUMES CAPITOSOS OU OS PERFUMES FRIOS NÃO PODEM SER ADOPTADOS POR CERTAS NATUREZAS FEMININAS.  É PRECISO, EVIDENTEMENTE, COMO QUANDO SE ESCOLHE UM ROUGE PARA LABIOS, FAZER ALGUMAS EXPERIENCIAS ANTES DE ENCONTRAR AQUILO QUE CONVEM PERFEITAMENTE, POIS, NESTE DOMINIO, NÃO PÓDE HAVER REGRAS ABSOLUTAS.

ENTRETANTO, PÓDE-SE ADEANTAR QUE OS PERFUMES QUENTES, AQUELLES QUE CREAM UMA ATMOSPHERA UM POUCO PESADA, ASSENTAM MELHOR NAS MORENAS, AO PASSO QUE AS LOURAS DEVERÃO PREFERIR ESSES EXTRACTOS FRESCOS, QUASE FRIOS, CUJA LEVEZA EVOCA AS FRAGRANCIAS PRIMAVERIS.

TENDO ADOPTADO UMA DESTAS DISTINCÇÕES, DEVER-SE-Á ESCOLHER ENTRE OS PERFUMES QUE EVOCAM O AROMA DAS FLORES E OS QUE DELLAS SE AFASTAM RESOLUTAMENTE, HABEIS COMBINAÇÕES QUE TENDEM AO DESCONHECIDO, A UM PERFUME QUE A NATUREZA NUNCA NOS OFFERECEU.

COTY É O CRIADOR ORIGINAL DE DIVERSOS EXTRACTOS QUE CONSTITUEM OUTRAS TANTAS CREAÇÕES BRILHANTES.  A EXTREMA SUBTILEZA DOS PERFUMES COTY NÃO PÓDE SER DESCRIPTACOM PALAVRAS APENAS, MAS NA DIVERSIDADE QUE OFFERECEM AS FRAGRANCIAS DO JARDIM DE COTY ENCONTRA-SE FACILMENTE  O TYPO DO EXTRACTO QUE DESEJA.

 A ARTE DE PERFUMAR

SABER PERFUMAR-SE É, ENTRETANTO, UMA ARTE. ARTE DELICADA E QUE NÃO É BASTANTE CULTIVADA. É MAIS ENCANTADOR O PERFUME QUANDO USADO DE MANEIRA QUE SE REVELE PRESENTE DE MODO SUBTIL, QUASE IMPERCEPTIVEL, POREM AINDA ASSIM INCONFUNDIVEL E INNEGAVEL.  TAL EFFEITO NÃO SE ALCANÇA POR MEIO DE UMA NUVEM PROVOCADORA, E SIM DE UMA DELICADA E INEFFAVEL AURA DE FRAGRANCIA, QUE SE INSINÚA SUAVEMENTE PELOS SENTIDOS.

O SEGREDO DE USAR O EXTRACTO POR ESSE MODO É APENAS O SEGUINTE: NÃO SE FAZER UMA APPLICAÇÃO NUM SÓ LOGAR, MAS ESPALHAR-SE MUITAS, DE LEVE, EM PONTOS DIVERSOS.

PRINCIPIA-SE PELA LINGERIE.  É MUITO INDICADO PÔR-SE PERFUME UM TODA A ROUPA LOGO DEPOIS DE LAVADA E PASSADA. HAVERÁ SENSAÇÃO MAIS DELICIOSA DO QUE SENTIR O CONTACTO DE ROUPAS DELICADAMENTE PERFUMADAS?

TODA A NOSSA ROUPA, ALIÁS, DEVE SER PERFUMADA DE ANTEMÃO, INCLUSIVE OS VESTIDOS E OS MANTEAUX. PROCEDENDO-SE ASSIM EVITAREMOS DE SER PERFUMADOS EM EXCESSO, O QUE SERIA DE MÁO GOSTO. A MELHOR OCCASIÃO PARA ISSO É APPLICAR-SE O EXTRACTO UMA OU DUAS HORAS ANTES DE VESTIR. DEPOIS DE VESTIDA, NADA IMPEDE QUE SE ACCRESCENTE UMA OU DUAS GOTTAS DE EXTRACTO, DE VEZ QUE SEJA DE MODO MODERADO.

AS MANGAS VOLUMOSAS, AS ‘DRAPERIES’ FLUCTUANTES DEVEM DEIXAR UM RASTRO DE PERFUME QUANDO SE AGITAM. AO TEMPO DA RAINHA ELISABETH DA INGLATERRA, ERA MODA PERFUMAR-SE AS LUVAS; É UM EXEMPLO QUE MERECE SER IMITADO, POIS A LUVASSÃO UM EXCELLENTE CONDUCTOR DE PERFUME E DEIXAM NAS MÃOS UM DELICIOSO VESTIGIO PERFUMADO.  TODAS AS HEROINAS DE ROMANCES TÊM OS CABELLOS PERFUMADOS; OS HOMENS ADORAM ESSE DETALHE. ALGUMAS GOTTAS DE EXTRACTO OU DE UMA LOÇÃO POR OCCASIÃO DO ULTIMO CONTACTO COM A AGUA É UMA IDÉA FELIZ, QUANDO SE LAVA O CABELLO.

A AGUA DE COLONIA CONSTITUE O MODO IDEAL DE ESPALHAR A FRAGRANCIA PREFERIDA POR TODO O CORPO. DURANTE O VERÃO, A AGUA DE COLONIA TORNA-SE VERDADEIRAMENTE INDISPENSAVEL. UM BANHO PARA REFRESCAR, SEGUIDO DE UMA FRICÇÃO POR TODO O CORPO COM AGUA DE COLONIA COTY, NÃO SÓMENTE FAZ COM  QUE NOS SINTAMOS DUPLAMENTE REFRESCADOS, COMO DEIXA EM TODA A EPIDERME UM TRAÇO PERFUMADO. (COTY APRESENTA 3 TYPOS DE AGUA DE COLONIA: A ‘CORDON ROUGE’ MUITO REFRESCANTE, A’L’AIMANT’ DELICADAMENTE PERFUMADA COM ESTE EXTRACTO, E A ‘EAU DE COTY’ DELICIOSO AROMA DE FLORES E FRUCTAS DA FRANÇA E DA SICILIA.)

 ALGUNS CONSELHOS

PARA PERFUMAR-SE, É ACONSELHAVEL EMPREGAR-SE UM PULVERIZADOR; NUNCA SE DEVE, POREM EMPREGAR UM BARATO, PELA SIMPLES RAZÃO QUE NÃO FUNCCIONA.

NUNCA SE DEVE PÔR PERFUME NOVO NUM PULVERIZADOR QUE TENHA TRAÇOS DE OUTRO PERFUME. TODO PULVERIZADOR, DEPOIS DE ALGUM TEMPO DE USO FICA EM MÁO ESTADO, DEVIDO AO ACCUMULO DE OLEOS ENDURECIDOS NO MECHANISMO. PARA ELIMINAR ESTE INCONVENIENTE, DISSOLVA O OLEO POR MEIO DO ALCOOL, ATÉ NÃO FICAR MAIS NENHUM VESTIGIO.

AS PELLES E RENARDS DEVE-SE USAR SOMENTE UM TYPO DE PERFUME: O ORIENTAL. AS FRAGRANCIAS DE FLÔRES, QUER SIMPLES, QUER EM BOUQUET, NÃO CONVÊM EM ABSOLUTO PARA AS PELLES.

 QUAL SERÁ O SEU PERFUME?

TODOS OS PERFUMES CREADOS POR COTY TORNARAM-SE TÃO AFAMADOS, QUE ALGUNS DELLES SÃO HOJE EM DIA ABSOLUTAMENTE INDISPENSAVEIS ÁS MULHERES DO MUNDO INTEIRO, DE TAL MANEIRA QUE SÃO CONSIDERADOS COMO OS CLASSICOS NO MUNDO DOS PERFUMES.

NATURALMENTE, AS SENHORAS NÃO LHES DERAM A PREFERENCIA SEM UMA RAZÃO PONDERAVEL.  NA VERDADE FOI PORQUE PERCEBERAM QUE ESSES NOBRES EXTRACTOS ERAM UMA FILIZ E DIRECTA EXPRESSÃO DAS SUAS MAIS INTIMAS ASPIRAÇÕES.

A PROCURA DO SEU PERFUME, DAQUELLE QUE SERÁ O ELEITO DENTRE TODOS, HÁ DE LEVAL-A NATURALMENTE A ESCOLHER UMA DAS PRECIOSAS CREAÇÕES DA COTY, PORQUE É ENTRE ESTAS QUE SE ENCONTRA O QUE DESEJA.

ESTE BREVES CARACTERISITICOS DA ‘FAMILIA REAL DOS PERFUMES’ SERVIR-LH-ÃO DE GUIA NA SUA ESCOLHA:

A FAMILIA REAL DOS PERFUMES

LA VERTIGE – A ULTIMA CREAÇÃO DA COTY, COM NOTAS ALTERNATIVAMENTE ARDENTES E FRESCAS. UMA SYMPHONIA PERFEITA NUM ESTOJO PRECIOSO.

A SUMA – PERFUME FORTE E ‘SUCRÉ’. LEMBRA O ORIENTE MYSTERIOSO DOS ROMANCES DE CLAUDE FARRÈRE E AS MULHERES SENSUAES DE BALI.

LA FOUGERAIE AU CREPUSCULE – ‘EPICÉ’; SUGGERE O CHEIRO DA FLORESTA ROMANTICA AO PÔR DO SOL.

L’AIMANT – O PERFUME DOS GRANDES MOMENTOS. TEM O PODER DE ATTRACÇÃO DO IMAN. UMA INTERPRETAÇÃO MODERNA DOS ‘PHILTROS DE AMOR’ DE OUTR’ORA.

EMERAUDE – TEM A RIQUEZA DA GEMMA PRECIOSA DE QUE TRAZ O NOME. PARA AS SPORTIVAS QUE GOSTAM DA VIDA AO AR LIVRE.

CHYPRE – PERTURBANTE; OPULENTO; PAGÃO… PERFUME TYPICAMENTE ORIENTAL. O MAIS ADPTADO PARA SER USADO NAS PELLES.

L’ORIGAN  –  TALVEZ O MAIS FAMOSO POEMA DA COTY. É O PERFUME QUE CONSEGUE ESTAR SEMPRE NA MODA.

PARIS – FASCINANTE; TEM A FRAGRANCIA DAS FLORES FRESCAS. COMO A CIDADE-LUZ, CONSERVA A NOTA DE ELEGANCIA NA DIVERSIDADE DOS SEUS EFFLUVIOS.

L’OR – SUMPTUOSO E HERMETICO COMO UM CONTO DAS MIL E UMA NOITES.

L’AMBRE ANTIQUE – NA SUA RIQUEZA E SEU ESPLENDOR SOBERANOS, O PROPRIO PERFUME QUE OS REIS DA ANTIGUIDADE PROCURAVAM E ADQUIRIAM  A TODO PREÇO.

LA JACÉE  – STYX  – L’EFFLEURT.

 A SUAS FLORES PREDILECTAS

 FORAM TAMBEM COLHIDAS POR COTY E TRANSMUTADAS NESTES FRAGRANTES E PERSISTENTES PERFUMES:

LO ROSE JACQUEMINOT. LE MUGUET. L’OEILLET FRANCE. LE LILAS POURPRE. LA VIOLETTE POURPRE. LE CYCLAMEN. LE JASMIN DE CORSE. HÉLIOTROPE. LA VIOLETTE. LE LILAS BLANC. LE NOUVEAU GARDÉNIA.

ALÉM DOS EXTRACTOS,

COTY CREOU, PARA A MULHER ELEGANTE, UMA LINHA COMPLETA DE PRODUCTOS PERFUMADOS PARA TOILETTE:

PÓ DE ARROZ
AGUAS DE COLONIAS
BRILHANTINAS
ROUGES
COMPACTS
LOÇÕES
SABONETES
BATONS

PRODUCTOS DE BELLEZA.

 

Anúncios

8 comentários sobre “O Perfume – Arma de Sedução (catálogo antigo da Coty)

  1. Amei principalmente esse trecho:

    SABER PERFUMAR-SE É, ENTRETANTO, UMA ARTE. ARTE DELICADA E QUE NÃO É BASTANTE CULTIVADA. É MAIS ENCANTADOR O PERFUME QUANDO USADO DE MANEIRA QUE SE REVELE PRESENTE DE MODO SUBTIL, QUASE IMPERCEPTIVEL, POREM AINDA ASSIM INCONFUNDIVEL E INNEGAVEL. TAL EFFEITO NÃO SE ALCANÇA POR MEIO DE UMA NUVEM PROVOCADORA, E SIM DE UMA DELICADA E INEFFAVEL AURA DE FRAGRANCIA, QUE SE INSINÚA SUAVEMENTE PELOS SENTIDOS.

    Tenho o pessimo hábito — admito — de exagerar nas borrifadas por causa da acomodação olfativa. Preciso me recordar dessas sábias palavaras. Sempre. rsrsrs Obrigada por compartilhar essa relíquia conosco!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s