Gardênia (Gardenia jasminoides)

A gardênia (Gardenia jasminoides) é uma planta ornamental da família das rubiáceas, também chamada de jasmim-do-cabo. De origem chinesa, é um arbusto que pode atingir até dois metros de altura.

No início da primavera, a gardénia começa a cobrir-se de flores brancas e perfumadas. O seu perfume já inspirou até boleros e rendeu-lhe o nome popular de jasmim-do-cabo, mesmo não sendo uma espécie da família dos jasmins.

O nome gardênia foi atribuído a este género em homenagem ao botânico americano Alexander Garden. Existem cerca de 250 espécies conhecidas como gardênia, porém a mais cultivada e famosa é a Gardenia jasminoides, por vezes chamada Gardenia augusta.

A gardênia produz folhagem verde escuro e brilhante, com o detalhe de que as folhas não caem durante o inverno.

A gardênia simboliza a harmonia, amor e graça. Infelizmente, nenhuma das tentativas para produzir um óleo essencial natural teve sucesso, por isso na indústria de perfumes, só é possível de ser utilizado como um extrato seco da flor, um análogo sintético, ou por mistura de outros óleos essenciais que imitam o aroma natural de gardênia.

A gardênia é uma planta de rica em fragrância e sua utilização deve aproveitar esta sua qualidade. Quem nunca se deixou invadir pelo cheiro de tal arbusto carregado de flores?

Conheço uma senhora que mora em um sítio e planta gardênias. Ela diz que com elas se lembra de sua terra natal, a Bahia, pois segundo ela, lá usavam tal flor para fazer colônias e água-de-cheiro. Não achei nada sobre tal produção, alguém saberia alguma coisa?

Sobre a água-de-cheiro utilizada na Lavagem do Bonfim, li que ela é preparada com  folhas perfumadas maceradas em água, e em alguns casos pode-se acrescentar água de lavanda ou alfazema.

 Alguns perfumes com notas de gardênia:

Pure Poison – Dior

Crystal Noir – Versace

Gardenia  – Elizabeth Taylor

Marc Jacobs Splash Gardenia – Marc Jacobs

Gardenia Passion – Annick Goutal

Organza  – Givenchy

Belle D’Opium – YSL

Lady Million – Paco Rabanne

24 Faubourg – Hermès

Diorama – Dior

Cruel Gardenia – Guerlain

Animale Temptation – Animale

Anúncios

7 comentários sobre “Gardênia (Gardenia jasminoides)

  1. Amo gardênia! O Marc Jacobs, não o Splash, o homônimo mesmo, traz a gardênia mais linda que eu conheço.

    Pure Poison e Organza também são divos. Preciso de um Pure Poison! Até hoje não catei um, acredita? Como assim?!

  2. Amei o post, me chamo Gardênia, e conheço pouco sobre a flor, que por sinal é um encanto, me sinto honrada em ter esse nome, pois é uma linda flor, e tem um significado muito bonito.

  3. Sabe me dizer onde encontro o Óleo Essencial de Gardênia… Amo muito e quero trabalhar com ele no Cold Process e Cosméticos Naturais, mas, é muito difícil de achar no Brasil…
    Muito obrigada… Déa Lopes…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s