Vamos falar da Avon?

Não dá para falar da história da perfumaria e cosmética no Brasil e no mundo e deixar a Avon de lado.

Impossível.

Na verdade eu estava pesquisando sobre perfumes antigos da Avon, e me deparei com uma história de profundo respeito às mulheres. Enfim, os perfumes acabaram ficando em segundo plano…

Vamos falar um pouco da história da empresa:

A Avon nasce em 1886 com o nome de California Perfume Company nos Estados Unidos. Neste momento de progresso e mudanças no país, o livreiro David H. McConnell funda uma empresa à frente de seu tempo. Ele oferece às mulheres, em uma época em que elas nem tinham o direito ao voto, a oportunidade de ganhar o próprio dinheiro como revendedoras de cosméticos. Ele próprio cria as fórmulas dos perfumes e recruta as revendedoras.

A primeira revendedora Avon é Florence Albee, uma senhora de 50 anos, casada e mãe de dois filhos.

O primeiro produto da California Perfume Company é o Little Dot Perfume Set, com cinco fragrâncias com notas únicas: Lírio do Vale, Violeta, Heliotrópio, Rosa Branca e Jacinto.

Ao mesmo tempo as mulheres conquistam espaço em outras áreas, competem pela primeira vez nas Olimpíadas de 1900 e na França a física Marie Curie torna-se a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel.

Por volta do início da Primeira Guerra Mundial, a empresa começa a expandir suas operações para fora do país. As vendas continuam a crescer, passando a marca do milhão de dólares em 1920, mesmo ano em que as mulheres americanas ganham o direito de votar.  A California Perfume Company está agora bem posicionada em diversas categorias, incluindo sabonetes e outros produtos para banho, higiene bucal, limpeza doméstica e aromatizantes.

Os Estados Unidos e países de todo o mundo experimentam um prolongado e doloroso período de declínio econômico conhecido como a Grande Depressão. Apesar do terrível clima econômico, a California Perfume Company persevera. Também é durante esse período que a empresa muda oficialmente seu nome para Avon.  Em 1928 então a California Perfume Company usa, pela primeira vez, a marca Avon em alguns de seus produtos. O nome é uma referência ao rio que passa em Statford-on-Avon, cidade natal do escritor inglês William Shakespeare, autor favorito de McConnell. A logomarca da Avon, apresentada em 1929 em uma das linhas de cosméticos, inclui um esboço da casa de Anne Hathaway, a esposa de Shakespeare (não a atriz que conhecemos hoje).

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Avon disponibiliza metade de suas instalações, em Suffern, para apoiar os esforços de guerra, produzindo kits para paraquedistas, recipientes para máscaras contra gases e produtos farmacêuticos.

Em 1954 surge a campanha Avon Chama! Ding Dong! Em 1958 a Avon chega ao Brasil!

Imagem

O famoso slogan da Avon, associado à campanha de vendas “de porta em porta”, se tornou conhecido no Brasil na década de 60. As revendedoras iam de casa em casa apresentando e oferecendo seus produtos. Foi a oportunidade que muitas donas de casa tiveram para entrar no mercado de trabalho e não mais dependerem somente do provento de seus esposos.

Em 1959 a Avon instala sua primeira fábrica no Brasil, na zona sul da capital paulista. O batom Clear Red é o primeiro produto produzido no Brasil.

Além do mais, valorizar a mulher é a filosofia da empresa desde o início. Atualmente, a Avon é a companhia que mais possui mulheres em seus quadros. No Brasil, 60% dos funcionários são do sexo feminino.

Para demonstrar a relação sólida que a Avon construiu com as mulheres ao longo do tempo, em 2003, a empresa criou o Instituto Avon (www.institutoavon.org.br), cujas ações extrapolam o universo feminino e mobilizam toda a sociedade em centenas de projetos pelo país, desde destinação de mamógrafos como capacitação de profissionais e outras iniciativas.  Além de lidar com a questão do Câncer de Mama, o Instituto, em 2007, abraçou a causa lançada mundialmente pela Avon Foundation contra a Violência Doméstica, vídeos explicativos, materiais informativos e a disseminação tanto da Lei Maria da Penha como do número 180 da Secretaria de Promoção de Políticas para as Mulheres.

Fonte: http://www.br.avon.com/PRSuite/whoweare_main.page

Não é publicidade. É informação e reconhecimento a uma empresa que fez e faz seu papel social e inegavelmente faz parte da história mundial no ramo da cosmética e perfumaria.

E quem não se lembra dos clássicos perfumes que vinham naquela embalagem Cristal? Não me lembro dos cheiros, mas lembro dos nomes: Topaze, Charisma,  Sweet Honesty, Toque de Amor – deste último tenho uma vaga lembrança, e não é boa.

Na verdade não me lembro do finado Toque de Amor para dizer se acho que ele não ornava comigo ou se eu achava que ele era de má qualidade, então prefiro não opinar.

E ainda existiam frascos das mais diversas formas, acho que minha mãe tinha um Topaze que era uma Torre Eiffel (achei uma imagem na net).

Eram vidros de perfumes se transformavam em enfeites para a casa! Gosto dessa idéia. Podiam reeditar! Mas com os perfumes atuais, por favor.

Veja post incrível sobre tais embalagens aqui (inclusive é de onde peguei algumas imagens deste post): http://carissimascatrevagens.blogspot.com.br/2010/06/avon-chama.htm

Muita coisa mudou na perfumaria Avon. Hoje são feitas parcerias com estilistas famosos e celebridades. Por vezes o apelo é mais popular, outras vezes não. Alguns perfumes fazem frente com grandes marcas internacionais, outros são águas de colônia bem ao gosto das brasileiras. E assim segue a Avon. Conquistando. Aposto que não tem uma mulher que não tenha ao menos um produto Avon em seu arsenal de beleza. Pode ser um batonzinho, mas tem!

Quem ainda tem o ranço do preconceito quanto a perfumaria da Avon, pense melhor. Veja quanta coisa boa a marca já fez pelas mulheres do Brasil e do mundo! Por isso, dá uma chance, conheça as novidades. As coisas mudam. Você pode se surpreender!

Inclusive esses dias adquiri um perfume da marca que muito me agradou, em breve falarei sobre ele..

Anúncios

63 comentários sobre “Vamos falar da Avon?

  1. Acho um absurdo este preconceito com a marca. Avon criou perfumes incríveis, até mesmo estes que as pessoas esnobam hoje, eram bom interessantes. Aliás… Se estas pessoas super esnobes conhecem os perfumes da revistinha, sinal de que eram consumidoras do catálogo e não dos Chanel da vida, né? Uma coisa é você dizer que não curte a ‘base’ da marca (caindo para um musk amadeirado que a gente conhece bem), até aceito. Tem gente que não gosta da guerlinade também.
    Esses bibelôs da von fizeram história! O telefone era o meu preferido!

    Aliás, me lembrou que ganhei Little Dots no aniversário da marca… onde estará? o.O

    • Exatamente, não gostavam mas estavam lá firme e fortes de catálogo na mão né? Então… Não me lembro bem dos perfumes mais antigos da Avon, adoraria poder sentí-los em suas formulações “da época” mesmo. Mas lembro que o Toque de Amor não era bom não. Menina, como eu queria esses bibelôs-perfumes! TODOS! Minha mãe infelizmente se desfez da Torre Eiffel…
      E como você perde a coleção Litte Dots? Essa relíquia!!!!!
      E digo: tem alguns perfumes da marca que gosto muito.

      • Diana, como gostei de tudo isso!

        Lembro com carinho da Avon de 1994, 1995, eu era menina quando lançaram o Far Away. Senti na revistinha que minha mãe pegava de uma colega do trabalho, implorei para ela pedir o perfume, mas mamãe vetou! (E isso é perfume para criança?!) 😦 Ano passado, voltei a consumir produtos da marca, adquiri cinco perfumes pelos quais tenho tanto carinho como quaisquer outros badalados da minha coleção (que tem Chanel, Hermès, nicho etc). Um deles é o mal falado Far Away, que usei no último inverno feliz da vida! rsrsrs Preconceito? Tô fora. Amo bons perfumes, custem R$20 ou R$200.

      • Tá, localizei numa gaveta de caixas de perfume vazias, vieram numa linda caixinha mas é somente um trio: Yacinth, Rose, Violet. Nem abri. 😛 Estive ocupada ano passado. Mas enfim, obrigada por me lembrar deles!
        Eu também não gostava do Toque de Amor não! O Sweet Honesty, O Pretty Peach (acho que porque eu era criança), O Timeless (preferido da minha mae), o Topaze, eram melhores. E o Charisma… Mas o frasco “cristal” do Charisma eu sempre detestei, me lembrava uma espiga de milho. Desses, acho que só experimentei o Sweet Honesty depois de adulta, e era bom (dentro do seu quadrado, claro), sim senhora!

    • Não gostei da forma como vc se referiu aos perfumes antigos, principalmente ao TOQUE DE AMOR são perfumes que fizeram à sua história, eu ´por exp, sou uma grande consumidora de importados e vendo uma revista da Avon, não resisti marquei um Topaze e agora quero a linha vintage toda!!

  2. Exatamente! E sabe que gosto do Far Away? Exatamente por isso, foi um dos perfumes pelos quais fiquei encantada acho que aos 13 anos! Acho ele muito bom em dias frios! Gosto da “bombas olfativas”! Sabe, muitas vezes acho que não existe isso de perfume ruim. Existe perfume que não combina comigo ou não combina com você. Só isso.
    E como ter preconceito com uma marca com uma história tão linda? Particularmente, me emocionou saber que a Avon sempre esteve ao lado das mulheres, até mesmo quando elas nem mesmo podiam votar…

  3. Fato, os frascos Cristal pareciam espigas de milho… Se for continuar sem abrir os preciosos manda pra mim que eu abro tá? Gente, preciso de um Topaze, de uma Charisma e de um Timeless pra cheirar… O Little Dot era um trio originalmente mesmo: Violet, White Rose e Hyacinth.

  4. Helen, gosttei muito do Blue Rush, e senti o Intense na lojinha aqui do centroa achei bom também! E o Rouge, era ótimo! Qur bom achar quem goste do Far Away! A lavandinha Petit é tudo pra dormir… E o Renew então? E aquele hidratante de baunilha (de pote, a manteiga)? Amo!
    Vanessíssima, nunca precisei do SAC deles, mas é bom saber que é respeitoso com o cliente, porque tem uns por aí…

  5. a avão ME MATA com essa sazonalidade dos perfumes. Alguém tem o In Bloom da ‘rezewiterspoon’ pra me dar/doar/vender? Aquele rosinha do Ungaro também. O Surreal (o primeiro roxinho, não o verde) também.
    Tenho até medo de me apegar a outros.
    Quanto aos produtos cosméticos tem para todos os bolsos e acho isso bem digno. Os séruns da renew são tão bons que dão pra usar de primer, valem o investimento (cento e alguns trocados quando fora da promoção)

  6. Adorei seu post, Diana!
    A Avon é uma das empresas que mais gosto, tenho vários perfumes deles e ainda vou encomendar nos Ebay’s alguns que foram descontinuados no Brasil.

    Quem esnoba a Avon por causa dos perfumes é lamentável. Há vários cheiros dele que nunca mais encontraremos na perfumaria…
    Torço para que o Angélica Teen Butterfly volte ao mercado, (com outro nome, embalagem, que seja) mas que fique para sempre!

    Eu particularmente gosto do Absynthe, Tresélle, Pur Blanca, Eternal Magic Enchanted e Spotlight, entre outros….

  7. quanto ao far away, eu tinha uns 10 anos qdo lançou, eu tinha uma vizinha q vendia, ela viu q fiquei louca com o perfume e me deu a amostra, sabe q enjoei?
    mas vivo comprando as variações dele, como o paradise, q lançaram algum tempo atrás, comprei o dreams e o exotic tb .
    outros q gostei mto foram ungaro comum, ungaro fever, treselle (nossa senhora, q perfume era aqle? pirei com ele, saia com ele nas noites ainda ensolaradas de verão, ô tempo bom aqle viu!), o surreal roxo (mto show!) e um q a avon lançou, qdo eu ainda era adolescente, o casbah (parecia q era árabe sei lá, era um roxo), eu já trabalhava na época e o comprei com meu proprio dindin, eu saia c minhas colegas a noite e elas td qriam saber qual era, foi o assunto da vez por uma noite kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu flei q era casbah e elas: _nunca vi flar!
    tem tb o Lacroix Nuit, semelhante com o far away, com aqle cheiro “aveludado” e talz, só q mais “avioletado” rsrs, não comprei, mas uma amiga minha comprou e vivo pedindo emprestado p ela,
    entre outros produtos q fizeram parte da minha vida e olha q já to entrando para os 30 hehehe

    • Pois é, Mariana, a Avon faz parte da vida de todas nós! Todas temos nossos produtos e perfumes queridos da marca! Visite sempre o blog, será um prazer ler histórias como a sua! Como é gostoso comprar nosso primeiro perfume com nosso dinheiro né? A satisfação é imensa!!!!

  8. Preconceito contra os perfumes Avon é tolice. Têm alguns muito bons. Dos antigos gosto muito do Charisma e dos novos o Far Away da tampa laranja, o segundo que saiu, não o primeiro. Muito gostoso. Também havia um antigo de madressilva que era uma delícia, bem como o de jasmim. Era o próprio cheiro da flor, sem mistura alguma. Deliciosos.

  9. Moças, entrei aqui por acaso. Procurando fragâncias semelhantes ao Surreal para presentear minha esposa. Se puderem me indicar algumas, ficaria deveras agradecido.

    Abços de São Vicente/SP!

  10. Olá.
    Gostei muito da postagem… mas estas fragrâncias antigas não são “finadas” como foi comentado.
    Elas podem não estar em catálogo, mas conversando com uma revendedora ela consegue sim para você. Eu sei disso pois eu revendo Avon e nesta última campanha eu encomendei dois deles para ter a pronta entrega.

  11. gente . eu nunca tinha usado avon.nunca e nem olhava a revista se quer saber!!!!!!!!!!.ganhei um perfume em 2005 .,o famoso e polemico “far away´´quando eu retirei da caixa eu li “avon´´ na caixa eu do jeito que pequei guardei no guarda roupa e lá o deixei . passando se uns bons tempo , fui viajar e estava no meu trabalho. mandei minha mãe arrumar minhas malas. e ela colocou o far away no lugar dos meus perfumes. quase morri de raiva quando vi que era o fora away e não os perfume que eu usava .bem sem jeito tive que usar néah. quando eu retiro o frasco e borrifo no meu pulso.foi como um SHOCK. paralisei viajei quando eu senti aquele cheiro doce sedutor único . fiquei passadoooo..eu amei aquele cheiro amei era diferente era um perfume quente.sexy maravilhoso o far awaye fez uma limpeza no meu nariz que eu só passei a usar ele então em meus perfumes tem o antes do FAR.,eo pos FAR.´porque hoje eu uso a perfumaria avon. acabo meu preconceito .. ahhhh ia me esquecendo todo mundo pergunta que perfume eu uso quando estou com ele…eu amo o far away . o perfume da paixão sexy unico e maravilhoso

    • Tá vendo Jhow? A gente só perde tendo pré-conceitos ou seguindo a opinião alheia… Quantos perfumes (e outras coisas na vida) deixamos de apreciar por estarmos amarrados a imagens negativas que criaram e deixaram de brinde para nós?
      Bjos!

  12. oi amiga é verdade tbem ja tive esse tipo de preconceito as vezes por ouvir pessoas falarem eu até vendi avon mas nunca tive perfumes da marca mudei ousei e pedi esse mes o poderosa da luiza brunet obg por abrir minha mente rsrsrsrsrs,afinal mudar pra melhor nunca é tarde …bjosssss com amor

  13. Gostaria que comprar o perfume always tomorrow today da avon nunca mais encontrei para vender como pode um perfume desse sair de linha ouvir dizer que só na revista da avon fora do Brasil alguem me ajuda adquirir de novo esse produto.

    • Pois é Sonia, a Avon (ao menos aqui no Brasil) tem o hábito de descontinuar perfumes com uma rapidez incrível! Eu queria o Herve Leger e aquela coleção das décadas, me parece que 50, 60 e 70… mas demorei e fiquei sem. Outro ótimo que sumiu foi o In Bloom.

  14. meu primeiro parfum era da avon , era um frasco afunilado e a tampa era um pêsseguinho,chamav a-se Preaty Peaty, tinha 13 anos ganhei no meu aniversario, juntamente com um par de brincos em ouro18klt era uma florzinha com miolo em agua marinha,, mas só pude apreciar meus presentes 60 dias depois do meu niver, pois fui acometida de sarampo e fiquei cega totalmente,,, mas ao voltar a visão pude apreciar e exibir no colegio srrs,,, Seria bom mesmo a avon reeditar os frascos antigos , com certeza venderiam como agua…. fiquei sabendo que o “cristal” ja foi reeditado e ja esta a venda. OBS: Já liguei na avon para saber sobre este parfum,, mas não obtive nenhuma resposta, uma pena.

  15. Bom, as pessoas evitam a Avon por diversos fatores. São eles…

    1: Compras às cegas. As pessoas preferem sentir um perfume antes de cheirar, o que é meio impossível com a Avon. São raras as revendedoras que tem suas amostras disponíveis para que os clientes possam avaliar determinada fragrância. O cheiro que ela sente no pulso após esfregá-lo na página do catálogo ou o que ela sente ao levantar aquela película que tem na folha, pode ter certeza, não é o mesmo cheiro do perfume em si. É praticamente uma simulação. As pessoas compram o perfume indo pelo frasco, outra ideia que não dá muito certo.

    2: Longevidade do perfume. As pessoas querem um perfume que durem bastante, e isso não será possível com as colônias desodorantes da Avon.

    3: Projeção do perfume. As pessoas querem um perfume que marque presença, o que também não é possível com essa marca. Os fatores 2 e 3 se deve ao fato que a Avon tem fábrica no Brasil, e como aqui é um país tropical e faz calor, parece que proibiram a fabricação de eau de toilette e eau de parfum. Ao contrário da Dior, por exemplo, que seus perfumes são fabricados pela LVMH, uma fábrica que fica na França e, do jeito que é fabricado lá, vem para o brasil, até com as escritas em francês no cartucho do perfume.

    4: Preço. As pessoas tem a péssima mania de associar preço à qualidade. Significando para elas que o perfume só presta quando seu preço tem 3 algarismos, no mínimo. Quando tem 2, não pode. Mente pequena dessas pessoas, não? Aqui no Brasil, acredito eu, os perfumes Avon são baratinhos por serem apenas colônia desodorante.

    Para mim, o que vale é o aroma, gostei, está gostado! rsrs Confesso que cobro pela projeção e longevidade do perfume às vezes. Mas, por outro lado, considero até falta de respeito esses LouLou da vida, para que todo esse exagero? Acredito que seja fabricado para pessoas cuja pele não acolhe perfume nenhum. E por falar na Dior, e esse tal de Poison Girl? Parece que desonrou toda a família Poison. Bem feito para aqueles que colocam crédito demais em casas importadas e de grife, tomaram uma bifa no nariz. O mundo dá voltas, né? rsrs

    Quanto a Avon e eu? Bom, me considero uma pessoa bem mente aberta e vou mais, como já disse, no aroma do perfume. Ou seja, a Avon tem sim seu lugar no meu guarda roupa.

    • Olá Débora. Concordo com você quanto aos itens 1 e 4. Sobre serem titulados como ‘desodorante-colônia’, é apenas uma forma de diminuir a carga tributária que incide sobre tais produtos. Sendo assim chamados são considerados artigos de higiene pessoal e a tributação é bem menos do que seria sobre um perfume, considerado uma artigo de luxo, supérfluo. Não existe proibição no país quanto a produção das concentrações EDT e EDP não, é só uma questão de ‘driblar’ os impostos.
      Quanto a fixação e projeção, conheço muito perfume importado e caro que fica no chinelo perto de alguns da Avon.
      E o Poison Girl… ai quanto rosa! E aquela moça da propaganda, toda ‘malvadinha de boutique’… peguei birra antes mesmo de conhecer o perfume. Agora tenho que conhecer pra ver se vou me decepcionar de vez com a ‘ovelha cor-de-rosa’ da família Poison.
      Tudo é questão de gosto e de moda, Débora! Na época do lançamento do LouLou os perfumes eram assim mesmo, bombásticos! Eu pessoalmente adoro!
      No meu armário também sempre tem lugar pra Avon, Débora! Beijos pra vc!

  16. Todo preconceituoso tem mente estreita, nem que seja um pouquinho, mas tem. Tem gente que critica a Avon dizendo que os perfumes são ruins, que são medíocres e outras coisas, mas nem imagina que a Avon tem perfumes em seu portfólio criados por perfumistas que já trabalharam pra grandes casas de grife:

    Honorine Blanc (Far Away Infinity, Luz dos olhos teus, Surreal Ocean) criou perfumes para: Cacharel (Scarlett), YSL (Belle d`Opium), Ralph Lauren (Midnight Romance)

    Corinne Cachen (Surreal Garden) criou um perfume pra Montblanc (Presence)

    Calice Becker (Far away gold) é a mesma criadora do J’adore, da Dior!!! :ooo

    E o Pur Blanca, grande sucesso da Avon, foi criado por Harry Fremont, que já criou perfume pra CK, Lancôme, Valentino, Estée Lauder…

    Então vamo deixar de preconceito né, povo? Dizer que Avon é coisa de pobre não tá com nada, é ridículo. E tem muita coisa na Avon que é bem melhor que coisa importada que custa uma fortuna e termina não sendo o que a gente esperava. E o que é melhor: bem baratinho. Amo!!! :x)

  17. Vi comentarios no site fragantica sobre o far away paradise e fiquei muito querendo sentir, mas não acho em lugar nenhum para vender. Se alguem tiver ou souber onde tem eu agradeço muito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s