Nirmala, Molinard

Imagem

Nirmala! Pai de todos os gourmands e inspirador do Angel Innocent, do polêmico e fabuloso Thierry Mugler! Nirmala oriental, suculento, picante, agressivo e ao mesmo tempo tão terno!
Nirmala foi criado em 1955. Exato, 1955! Para quem acha que perfumes gustativos são novidade, e que começaram lá no Angel…
Nirmala é oriental-amadeirado-gourmand. Fixa por mais de 6 horas, exala por mais de 4 com boa intensidade. E revolta os de olfato sensível. Explico o motivo: além de ser doce, pungente, e “arder” no nariz (como faz a nota de patchouli do Angel), ele tem arestas: pontas que um perfumista moderno apararia até que ele ficasse lisinho e comedido. Mas, ainda bem, a Molinard manteve a integridade de tal obra-prima da perfumaria!
Notas de saída: mandarina, grapefruit, maracujá, manga, pomelo (ou cimboa).
Notas de coração: jasmim, notas florais exóticas (?).
Notas de fundo: baunilha, fava-tonka, sândalo, cedro, almíscar.
Tá bom de provocação para os anos 50? Tá né? E essas notas frutais da saída, que sentimos cada uma delas, independentes e ao mesmo tempo entrelaçadas, como e uma boa salada de frutas? São doces, são sumarentas, são azedas e provocantes! Tem o maracujá exótico, a manga carnuda, as frutas cítricas em sua dualidade doce-azedo. As notas florais são de fato exóticas, não consigo nomeá-las, mas estão lá. Melífluas, tenras, pétalas e corola, tudo lá.
As notas de fundo são doces e provocantes. A geralmente bem sucedida mistura de baunilha e fava-tonka, desta vez “apimentadas” pelas notas amadeiradas e “aquecida” pela adição do almíscar!
O toque gourmand vem das frutas, empresta tonalidade licorosa. O engraçado, é que mesmo sem patchouli na descrição de suas notas, ele tem algo terroso e ardido. De onde será que vem?
Quanto a embalagem, Nirmala já teve muitas vestes: de gala, simples, clássica… também lindo é o frasco Pink da edição comemorativa lançada em 2011. Pelas notas o aroma difere, é mais suave e “manso” do que o original de 1955. Fazer o quê, é tendência de mercado… E sim, desejo-o!
Enfim, Nirmala é sexy, é carnal, é úmido. E é terno, acolhedor. Eu diria que ele tem em si a dualidade feminina mãe/amante. Dá pra entender? Carrega em si a lascividade da amante e a ternura da mãe. É arquetípico.

Anúncios

10 comentários sobre “Nirmala, Molinard

  1. Eu fiquei surpresa porque até onde eu sabia, um dos primeiros gourmand foi um perfumes chamado Artisan Perfumeur Vanilia (mas bem, perfumes de nicho não influenciam muito, não dá para comparar com o sucesso de Angel). Quanto ao Nirmala, ouvi dizer que ouve uma batalha judicial entre ele e o Angel por “propriedade intelectual”. Mas foi descoberto que a fórmula do Nirmala foi alterada para ficar mais gourmand depois do lançamento do Angel… Estou estupefacta ao saber que a fórmula não foi alterada.

  2. Olá Diana, tudo bem? Descobri o seu blog por outro blog (perfume na pele), e adorei saber que não sou a única “louca por perfume” hehe. Mas a pergunta que tenho a fazer na verdade não tem a ver com perfumes. Li em uma publicação antiga sua sobre o halloween que você publicou “Vale lembrar aqui que não devemos julgar ninguém por suas crenças ou práticas religiosas…”. Achei bacana e depois de ver esta figura ficou na minha cabeça: essa figura é wicca? Seria a senhora prateada? Os perfumes tem algo de poção mágica! Abraços.

    • Na verdade, Gisele, encontrei tal imagem em um artigo sobre as 3 faces da Deusa, donzela, mãe e a anciã. Essa imagem era a representação da mãe.
      O site era sobre wicca sim, por acaso!
      Não conheço a simbologia da “senhora prateada”, vou pesquisar!
      E vamos lá, loucas por perfumes!
      Bjos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s