Ylang-Ylang (Cananga odorata)

 
A origem de Cananga odorata é provavelmente, o Sudeste Asiático. No entanto, agora é naturalizada na Birmânia, Malásia, Indonésia, Papua Nova Guiné e ilhas do Pacífico e das Filipinas. Ele foi introduzido em países tropicais da África, Ásia, Caribe e nas Américas especificamente por causa de seu óleo essencial. A árvore requer clima tropical úmido e cresce bem em solos vulcânicos ricos ou solo arenoso férteis.
A propagação é em grande parte por sementes e, geralmente, ocorre de forma espontânea por meio de frutos (sementes) que caem das árvores ou por pássaros que comem as frutas e permitem a queda da semente. O florescimento da planta também depende das altitudes, como em baixas altitudes as árvores necessitam de apenas alguns anos para dar uma flor economicamente rentável, e em altitudes mais elevadas e mais frias (500 m acima do nível do mar), crescem muito mais lentamente e exigem de sete a dez anos para produzir flores em quantidades suficientes para a colheita. A poda periódica da árvore tem que ser feita para impedir o crescimento da árvore além de 2-3 m de altura. Árvores de mais de 20 anos atingir uma altura de cerca de 30 m. As flores da árvore ao longo do ano, no entanto, as principais épocas de floração são imediatamente depois da chuva e durante a estação seca.
Falando de colheita, a questão é: quando colher as flores? Inicialmente, as flores têm pouco perfume quando as pétalas ainda estão verdes e são cobertas com pêlos brancos e finos (que desaparecem com a maturidade). Após 14-21 dias, as pétalas adquirem tonalidade verde pálido, amarelo e, em seguida, seu perfume torna-se progressivamente mais forte. Quando uma pequena tonalidade avermelhada aparece na base das pétalas, as flores estão prontas para a colheita. A colheita deve ser feita durante a madrugada, pois as flores contêm mais óleo essencial durante a noite, especialmente pouco antes do amanhecer, e no decorrer do dia, especialmente sob sol forte, o teor de óleo diminui rapidamente.
O gênero Cananga tem duas espécies: C. odorata, e C. lotifolia, que produz um óleo de grande importância comercial. As flores são numerosas, grandes, verde-amarelas, fortemente perfumadas com seis pétalas com as pontas ligeiramente recurvadas.
É uma essência muito valorizada tanto em perfumaria quanto na aromaterapia por sua ação sobre o sistema nervoso em todos os sintomas decorrentes do estresse, como hipertensão, taquicardia e insônia. Desde tempos imemoriais, os nativos de as ilhas têm usado as flores de ylang-ylang para tratar seus cabelos. Na verdade, esta flor é o ingrediente principal do famoso óleo Macassar.
A destilação a vapor é o método preferido para a extração do óleo essencial. O principal uso da essência de ylang-ylang é em sabonetes, produtos de higiene e perfumes.
Principais componentes do ylang ylang: linalol, geraniol, eugenol, safrol, ylangol, linalil benzoato, linalil acetato, alfa pinene, ácido benzóico, cadinene, cariofileleno, creosol, isoeugenol.
O aroma do ylang ylang: a fragrância é intensamente adocicada, intoxicante, floral e um tanto apimentada, com tons de narciso e banana.
Propriedades terapêuticas do ylang ylang: antidepressivo; estimula a circulação, alivia espasmos musculares, baixa a pressão arterial, relaxa os nervos.
Usos do ylang ylang: de todos os óleos essenciais, é um dos melhores para relaxar mente e corpo. Basta cheirá-lo para reduzir um pouco a pressão arterial, ainda que usá-lo em banho ou como óleo de massagem reforce muito a experiência de relaxamento. Ele pode ser útil em caso de estresse, choque ou ansiedade. Quando usado como tônico de cabelo, ele equilibra a produção de óleo. Adicione cerca de seis gotas a cada 30 mililitros de condicionador de cabelo.
Alertas sobre o ylang ylang: o ylang ylang em alta concentração é capaz de produzir dores de cabeça e náuseas.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s