‘A Flor Proibida’, mais um perfume para as dríades fãs da marca Lolita Lempicka!
Fleur Defendue (ou Forbidden Flower) foi lançado em 2008, criado por Annick Menardo e pouco diferencia do ‘Le Premier Perfume’ ou do EDT do Lolita tradicional.
Porém, mesmo com pouca diferenciação, Fleur Defendue seduz! Brinca com a dualidade doce-amargo, afável-arisco, terreno-místico.
Para mim, Lolita Lempicka faz perfumes para ninfas, dríades e fadas! Eles têm uma aura mágica, a começar pela embalagem simbólica, a maçã símbolo do pecado, da juventude, do amor! Na mitologia grega a maçã esteve associada à figura da deusa do amor, da beleza e da sedução, Afrodite.
No Jardim de Hespérides, o pomar de Hera, crescem árvores que dão maçãs douradas da imortalidade. No local está o dragão Ladão, vigia de Hera contra invasores. Um dos doze trabalhos de Hércules era justamente roubar pomos de ouro do jardim.
Na mitologia nórdica, maçãs douradas garantem a vida eterna e juventude permanente para os deuses, e são cultivadas pela deusa Iduna.
Na mitologia cristã a maçã simboloza o pecado, a tentação, a perdição de Adão e Eva.
Fleur Defendue abre com notas amargas, verdes. Sabe aquelas plantas que tem uma seiva leitosa dentro de seus caules? Que tem o cheiro amargo de fundo doce? Então! Ele inicia assim… Logo aparecem notas florais empoeiradas e terrosas, seguidas de ums interessante e curioso cheiro de terra molhada, de raízes e ervas esmagadas. A erva-doce (ou anis) faz uma bonita participação: não tem cheiro de ‘creme para as mãos’, mas sim cheiro de infusão forte, doce e quase narcótica. Poção!
Parece que choveu forte em um jardim, e a terra revolta e as flores e ervas caídas/esmagadas/pisoteadas pelas pessoas fugindo da precipitação desprendem tal aroma… Pela primeira vez sinto em um perfume aroma terroso que não provém do patchouli!
Depois ainda aparecem notas amendoadas, leitosas, rubras e macias! Perfeitamente, leite de amêndoas com cerejas! Dançam na floresta das dríades o amargo das ervas e folhas, o aroma pungente da terra molhada, as flores empoeiradas e aristocráticas, o doce invernal da mistura natalina amêndoas-cereja!
Um rito pagão, inebriante, proibido, como já diz o nome…
Notas de saída: folhas me morango, mimosa, artemísia, notas verdes.
Notas de coração: peônia, violeta, anis, íris.
Notas de fundo: amêndoas, cereja, almíscar.

Estava curiosa por este perfume e, pelo visto, gostarei dele.
Só um detalhe importante:
– eu não usaria mitologia cristã para definir maçã como o simbolismo do pecado. O uso dessa fruta é mais obra de outras fontes do que propriamente dos livros que amparam a tradição cristã. Mais detalhes interessantes:
“Como o senso comum tem grande força, faz-se necessário esclarecer, em síntese, que a identificação do fruto proibido com a maçã não deriva da Bíblia nem da tradição judaica sendo antes tal identificação formada a partir da ambigüidade da tradução do texto bíblico hebraico para o latim somado à tradições pagãs coexistentes com o cristianismo medieval. Evidentemente, não é impossível que o tal fruto tenha sido a maçã. ” http://consideracoesbiblicas.blogspot.com.br/2008/11/foi-ma-o-fruto-proibido.html
Mas concordo contigo que a marca pode ter trabalhado com essa “lógica” histórica de vincular de maçã a pecado.
bj
Dâmaris querida, agradeço demais sua colaboração! Falei baseada no senso comum, mesmo pq não tenho conhecimentos suficientes para falar com propriedade do que envolva a cristandade.
Mas adoro conhecer sobre, de verdade, achei interessantíssimo!
Mas que a marca faz o link entre a maçã e a tentação ela faz…
Bjos
Esse está na wishlist!
Inebriante…
É sim, Dri, um feitiço esse perfume!
Eu tenho e amo!
Aliás sou grande fã das fragrâncias Lolita.
Além desse tenho o Lolita tradicional e o Si Lolita, esse último pra mim é divino, sinto a evolução dele na minha pele, ele muda a toda hora…Pra mim é sensacional!
Também sou fã da linha Lolita Lempicka! Tenho alguns, e acho todos sensacionais!
Ouvi dizer que ele é bem parecido com o Lolitão EDP. Como tenho (e amo) o dito, nem fui atrás dessa versão.
Parece mesmo, mas tem o anis menos marcado!
Perfume fofo!
Que bom que gostou! =D
Eu só uso o Lolita (de vez em quando o Flowers da Kenzo) mas, os tradicionais.
Você gostou dele na sua pele?
Bjs
Lud
Amei, Lud! Logo faço a resenha do lindo que vc me deu, o Blanc! Bjos e venha sempre me visitar!