Fleur Defendue (Forbidden Flower), Lolita Lempicka

Imagem
‘A Flor Proibida’, mais um perfume para as dríades fãs da marca Lolita Lempicka! 
Fleur Defendue (ou Forbidden Flower) foi lançado em 2008, criado por Annick Menardo e pouco diferencia do ‘Le Premier Perfume’ ou do EDT do Lolita tradicional.
Porém, mesmo com pouca diferenciação, Fleur Defendue seduz! Brinca com a dualidade doce-amargo, afável-arisco, terreno-místico. 
Para mim, Lolita Lempicka faz perfumes para ninfas, dríades e fadas! Eles têm uma aura mágica, a começar pela embalagem simbólica, a maçã símbolo do pecado, da juventude, do amor! Na mitologia grega a maçã esteve associada à figura da deusa do amor, da beleza e da sedução, Afrodite.
No Jardim de Hespérides, o pomar de Hera, crescem árvores que dão maçãs douradas da imortalidade. No local está o dragão Ladão, vigia de Hera contra invasores. Um dos doze trabalhos de Hércules era justamente roubar pomos de ouro do jardim.
Na mitologia nórdica, maçãs douradas garantem a vida eterna e juventude permanente para os deuses, e são cultivadas pela deusa Iduna.
Na mitologia cristã a maçã simboloza o pecado, a tentação, a perdição de Adão e Eva.
Fleur Defendue abre com notas amargas, verdes. Sabe aquelas plantas que tem uma seiva leitosa dentro de seus caules? Que tem o cheiro amargo de fundo doce? Então! Ele inicia assim… Logo aparecem notas florais empoeiradas e terrosas, seguidas de ums interessante e curioso cheiro de terra molhada, de raízes e ervas esmagadas. A erva-doce (ou anis) faz uma bonita participação: não tem cheiro de ‘creme para as mãos’, mas sim cheiro de infusão forte, doce e quase narcótica. Poção!
Parece que choveu forte em um jardim, e a terra revolta e as flores e ervas caídas/esmagadas/pisoteadas pelas pessoas fugindo da precipitação desprendem tal aroma… Pela primeira vez sinto em um perfume aroma terroso que não provém do patchouli!
Depois ainda aparecem notas amendoadas, leitosas, rubras e macias! Perfeitamente, leite de amêndoas com cerejas! Dançam na floresta das dríades o amargo das ervas e folhas, o aroma pungente da terra molhada, as flores empoeiradas e aristocráticas, o doce invernal da mistura natalina amêndoas-cereja! 
Um rito pagão, inebriante, proibido, como já diz o nome…
Notas de saída: folhas me morango, mimosa, artemísia, notas verdes.
Notas de coração: peônia, violeta, anis, íris. 
Notas de fundo: amêndoas, cereja, almíscar.
 

 

Anúncios

11 comentários sobre “Fleur Defendue (Forbidden Flower), Lolita Lempicka

  1. Estava curiosa por este perfume e, pelo visto, gostarei dele.

    Só um detalhe importante:
    – eu não usaria mitologia cristã para definir maçã como o simbolismo do pecado. O uso dessa fruta é mais obra de outras fontes do que propriamente dos livros que amparam a tradição cristã. Mais detalhes interessantes:

    “Como o senso comum tem grande força, faz-se necessário esclarecer, em síntese, que a identificação do fruto proibido com a maçã não deriva da Bíblia nem da tradição judaica sendo antes tal identificação formada a partir da ambigüidade da tradução do texto bíblico hebraico para o latim somado à tradições pagãs coexistentes com o cristianismo medieval. Evidentemente, não é impossível que o tal fruto tenha sido a maçã. ” http://consideracoesbiblicas.blogspot.com.br/2008/11/foi-ma-o-fruto-proibido.html

    Mas concordo contigo que a marca pode ter trabalhado com essa “lógica” histórica de vincular de maçã a pecado.

    bj

    • Dâmaris querida, agradeço demais sua colaboração! Falei baseada no senso comum, mesmo pq não tenho conhecimentos suficientes para falar com propriedade do que envolva a cristandade.
      Mas adoro conhecer sobre, de verdade, achei interessantíssimo!
      Mas que a marca faz o link entre a maçã e a tentação ela faz…

      Bjos

  2. Eu tenho e amo!
    Aliás sou grande fã das fragrâncias Lolita.
    Além desse tenho o Lolita tradicional e o Si Lolita, esse último pra mim é divino, sinto a evolução dele na minha pele, ele muda a toda hora…Pra mim é sensacional!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s