Bois Farine, L’Artisan Parfumeur

No dia do lançamento do livro ‘Diário de um Perfumista‘, de Jean-Claude Ellena, tive a curiosidade desperta para o Bois Farine. Segundo o próprio Jean-Claude o perfume foi inspirado em uma viagem para as Ilhas Reunião. Conta que para criar tal perfume inspirou-se em uma pequena flor que tinha aroma farinhento e em madeira de sândalo. Para auxiliar no processo de criação, comprou um quilo de farinha e deixou em seu atelier. Foi lançado em 2003.

Enfim, acabei ganhando o Bois Farine do meu marido de presente de aniversário!

Bois Farine é deliciosamente estranho. Logo ao passar sinto discreto cheiro de besouro. É, daqueles que a gente bate e fica cheiro característico… É algo assim – e ainda bem – logo some. Ido o cheiro do besouro (não assustem não, pode ser coisa da minha cabeça…), aparece cheiro de borracha e plástico novos, daqueles usados para produtos infantis – mordedores, bicos de chupeta, plástico de fraldas – e massa de modelar feita em casa, com farinha de trigo! Tudo isso está coberto com farinha refinada de aveia ou sésamo, é levemente doce e polvoroso!

Vamos organizar assim: temos uma tora de madeira recém cortada, ainda vertendo seiva, veios brancos, leitosos e adocicados na superfície do tronco. Sobre a tora foram deixados aqueles objetos infantis citados antes (mordedores, bicos de chupeta, plástico de fraldas, massa de modelar caseira). Por cima, polvorosa mistura de farinhas de cereais e algumas flores pequenas, de pétalas carnudas e de cor rosa desbotado.

Estranheza a parte, Bois Farine é de grande beleza! Oscila entre o conforto do infantil, o sagrado do sândalo, o ultra-feminino da íris e o aspecto sujo e fecal do jasmim. Tem a delicadeza de notas poeirentas, leves e a aspereza da casca das madeiras.

Posso viajar? Bois Farine tem cheiro de gravidez. A sagrada gestação resultante do ato sexual ‘profano’. A beleza de ser mãe e a brutalidade do parto. A delicadeza dos cuidados com o bebê e a força que isso tudo exige desta mãe…

Notas olfativas: íris, sândalo, almíscar, benzoim, jasmim, cedro, guáiaco, notas amdeiradas, notas polvorosas.

Não sei qual o cheiro da flor-de-cera (Hoya bella) abaixo, mas se eu associasse uma ‘imagem floral’ ao Bois Farine seria essa:

hoya bella

Elas têm a textura do cheiro do Bois Farine, dá pra entender?

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “Bois Farine, L’Artisan Parfumeur

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s