No dia do lançamento do livro ‘Diário de um Perfumista‘, de Jean-Claude Ellena, tive a curiosidade desperta para o Bois Farine. Segundo o próprio Jean-Claude o perfume foi inspirado em uma viagem para as Ilhas Reunião. Conta que para criar tal perfume inspirou-se em uma pequena flor que tinha aroma farinhento e em madeira de sândalo. Para auxiliar no processo de criação, comprou um quilo de farinha e deixou em seu atelier. Foi lançado em 2003.
Enfim, acabei ganhando o Bois Farine do meu marido de presente de aniversário!
Bois Farine é deliciosamente estranho. Logo ao passar sinto discreto cheiro de besouro. É, daqueles que a gente bate e fica cheiro característico… É algo assim – e ainda bem – logo some. Ido o cheiro do besouro (não assustem não, pode ser coisa da minha cabeça…), aparece cheiro de borracha e plástico novos, daqueles usados para produtos infantis – mordedores, bicos de chupeta, plástico de fraldas – e massa de modelar feita em casa, com farinha de trigo! Tudo isso está coberto com farinha refinada de aveia ou sésamo, é levemente doce e polvoroso!
Vamos organizar assim: temos uma tora de madeira recém cortada, ainda vertendo seiva, veios brancos, leitosos e adocicados na superfície do tronco. Sobre a tora foram deixados aqueles objetos infantis citados antes (mordedores, bicos de chupeta, plástico de fraldas, massa de modelar caseira). Por cima, polvorosa mistura de farinhas de cereais e algumas flores pequenas, de pétalas carnudas e de cor rosa desbotado.
Estranheza a parte, Bois Farine é de grande beleza! Oscila entre o conforto do infantil, o sagrado do sândalo, o ultra-feminino da íris e o aspecto sujo e fecal do jasmim. Tem a delicadeza de notas poeirentas, leves e a aspereza da casca das madeiras.
Posso viajar? Bois Farine tem cheiro de gravidez. A sagrada gestação resultante do ato sexual ‘profano’. A beleza de ser mãe e a brutalidade do parto. A delicadeza dos cuidados com o bebê e a força que isso tudo exige desta mãe…
Notas olfativas: íris, sândalo, almíscar, benzoim, jasmim, cedro, guáiaco, notas amdeiradas, notas polvorosas.
Não sei qual o cheiro da flor-de-cera (Hoya bella) abaixo, mas se eu associasse uma ‘imagem floral’ ao Bois Farine seria essa:
Elas têm a textura do cheiro do Bois Farine, dá pra entender?
Acho EXTREMAMENTE bonito! farinhosinho gostoso, macio, deve ser uma delícia de usar para dormir, aquele efeito cobertor de flanela bem gostoso na pele.
É aconchegante, é carícia! Parece cobertor de plush!