Art Deco e Perfumaria

Aloucadosperfumes está gripada. Nariz entupido. Sendo assim, nada de resenhas novas né?

Mas não vamos deixar de falar em perfumes, nossos queridos! E ainda mais queridos quando cruzam a fronteira de outras artes. Hoje falamos da influência do movimento Art déco nos perfumes das décadas de 20 e 30, mais precisamente das propagandas de tais perfumes.

Antes de tudo, o que foi o movimento Art déco?

Art déco, termo que deriva da língua francesa e nasce da expressão arts décoratifs – designa uma escola de natureza internacional que marca, no período que vai de 1925 até 1939, movimentos como a decoração, a arquitetura, o design interior e o desenho industrial, bem como a moda, as artes plásticas e gráficas, além do cinema, nos quais ela tem suas fontes principais.

Esta forma de expressão começa a ganhar forma e significação a partir da Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, que tem lugar em Paris no ano de 1925. Ela está enraizada especialmente na escola conhecida como Art Nouveau, que trabalha mais com as linhas onduladas e sem simetria, baseando-se em formatos vegetais e em adornos com motivos florais. Ao contrário desta arte, porém, a Art Déco se vale de linhas retas ou esféricas, das figuras geométricas e do desenho de natureza abstrata.

Para quem acompanha a série American Horror Story, o Hotel Cortez, cenário da atual temporada, é exemplo da arquitetura e decoração do estilo.

Características principais:

– Linhas circulares ou retas estilizadas;

– Uso de formas geométricas;

– Design abstrato;

– Formas femininas e animais são as mais trabalhadas;

– Influências do construtivismo, futurismo e cubismo;

– Presença marcante na Arquitetura.

E nos perfumes? Rendeu belíssimos frascos e propagandas! Vamos ver algumas delas?

   

   

   

    

   

   

 

Fontes: http://www.infoescola.com/movimentos-artisticos/art-deco/

http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/art_deco.htm

 

 

Anúncios

6 comentários sobre “Art Deco e Perfumaria

  1. Lindo e fantástico o seu Post sobre “Art Deco”na arte dos perfumes,adorei!Gostaria de ter vivido nesta época para presenciar e vivenciar este estilo de vida.Ainda bem que tem vocês mestres da perfumaria que nos levam através dos tempos no mundo da perfumaria.Grande abraço!

  2. Aqui em Goiânia temos muitos prédios art déco, estilo que nunca consegui apreciar, mas é interessante saber essa relação. Quanto à 5ª temporada de American Horror Story, só vou começar a assistir quando todos os episódios estiverem disponíveis, assim vejo no meu próprio ritmo, sem ficar ansiosa pelo próximo capítulo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s