Patchouli Antique, Les Nereides

Imagem

 

Fotos celular 379

Conheci o Patchouli Antique no Encontro da APP. Aliás… ô lugar pra conhecer gente bonita-elegante-sincera e conhecer perfumes bons e atiçar minhas lombrigas! Consegui comprar via Ebay!

A caixa dele é um luxo! Delicada, elegante, com um cartão explicativo sobre a planta que nomeia o perfume.

Aqui o patchouli não tem ‘arestas e pontas’, não chega atirando como no Angel. É manso, doce, levemente terroso e tem ares vintage, mas nada ripongo viu?

Sei que é frequente a associação entre o aroma do patchouli e os tempos de Woodstock, mas tente se desfazer desse estereótipo…

Abre com lufada brevíssima de casca de laranja, que nos leva a uma pilha de madeiras aromáticas leitosas e adocicadas. Madeiras essas todas entremeadas de patchouli aos montes e em algum canto, meio escondida, tímida fava de baunilha empresta acorde achocolatado ao perfume.

E não podemos nos esquecer que tal pilha está sobre terra preta recém molhada de chuva…

Não tiro a majestade do patchouli no perfume da Les Nereides, mas sua beleza é em muito sustentada pelo leitoso/cremoso/exótico do sândalo, pela sofisticação do cedro e pela (embora discreta) doçura gulosa da baunilha. O almíscar aqui tem papel de ‘limpar’, clarear ou até mesmo ‘levantar’ aromas pesados e profundos: é o tal almíscar com cheiro de sabão em pó que torna tudo mais digerível para nossos olfatos condicionados a limpeza.

Se não fosse ele, acho que Patchouli Antique provavelmente seria demodê, escuro e pesado demais. Aquela coisa dark e gótica forçada, sabe?

A questão é que ele é lindo! Feminino, misterioso, empoado e antiquado na medida certa! Transita entre o hippie-chic e o gótico, o cigano e o boudoir…

Notas olfativas: patchouli, almíscar, sândalo, cedro, baunilha, laranja. Perfeitamente compartilhável, viu meninos?

      
Anúncios

12 comentários sobre “Patchouli Antique, Les Nereides

  1. Esse foi o melhor patchouli que já senti num perfume. Uma coisa fina, invulgar,rico mesmo! Essa semana ainda comecei a ter ideias para um post falando de patch.
    Não sabia que era um tipo de almíscar que dava cheiro de sabão em pó em alguns perfumes! Estou espantada, adorei aprender! Bjus, resenha excelente como sempre!

  2. Um dos melhores, certamente Li! Quem disse isso do almíscar ‘limpo, saponáceo’, foi o Jean-Claude Elena, na palestra do lançamento de seu livro. E se ele falou é lei, tá falado! Quero ver seu post, sempre enriquecido com seu talento poético (que me falta..). Bjos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s