Já falamos sobre Clarice Lispector (a escritora, viu? Não a do Facebook, a qual atribuem centenas de frases e citações diárias).
Segue link de um artigo sobre a importância do perfume em sua obra literária: http://www.inventario.ufba.br/11/o%20perfume%20finalizado.pdf
Além da temática e discussão do texto, temos maravilhosos trechos como este, de “A Descoberta do Mundo”:
“As rosas silvestres têm um mistério dos mais estranhos e delicados: à medida que vão envelhecendo vão perfumando mais. Quando estão à morte, já amarelando, o perfume fica forte e adocicado… Quando finalmente morrem, quando estão mortas, mortas – aí então, como uma flor renascida do berço da terra, é que o perfume que se exala delas me embriaga. Estão mortas, feias, em vez de brancas ficam amarronadas. Mas como posso jogá-las fora se, mortas, elas têm a alma viva?
-Era assim que eu queria morrer: perfumando de amor. Morta exalando a alma viva.”
Imagem retirada de: http://grapixd3.deviantart.com/art/Rosas-Secas-181302338
Essa mulher me arrepia sempre! Minha escritora preferida (desde antes de existir Facebook rs).
Antes do Orkut até…
Antes da internet! rs
A forma como essa escritora descreve sentimentos, sensações e até simples objetos, sempre será um mistério! Maravilhosa!!!
Sem dúvidas, ela é maravilhosa!