Sortilege, Long Lost Perfume

A marca Long Lost Perfume, de Irma Shorell, recria perfumes famosos no passado, tais como My Sin de Lanvin, Crepe de Chine de Millot, Sortilege de Le Galion etc.

A Long Lost afirma utilizar as fórmulas originais destes perfumes, no caso do Sortilege, criação do nariz Paul Vacher, em 1937. A questão é que a marca original do perfume, a Le Galion, que nos anos 80 encerrou suas atividades, retornou em 2014 ao mercado com seus grandes sucessos do passado, inclusive o Sortilege.

Bom, especulações sobre o futuro da recriação da Long Lost Perfume a parte, conto que nunca tive a oportunidade de sentir o Sortilege de 2014 e muito menos o antigo de 1937…

Adquiri no Ebay uma miniatura de 15ml da versão Long Lost Perfume, pois tenho grande curiosidade (e amor) por perfumes de épocas distantes.

Ele é datado, daqueles que chama-se por aí de ‘perfume de avó’. Lembra algo do Chanel °5, algo do First. E tem muito do Mistouko, sem o aspecto característico do guerlinade. Tem um ‘quê’ chypre, antiquado e delicioso, me senti nos anos 40!

Floral aldeídico potente, possui um bouquet floral intenso e complexo, eu não consegui identificar muitas notas na saída e no coração. Senti rosas, ylang-ylang, jacinto, todos na forma rococó de ser…

As notas de fundo são incensadas, percebe-se com clareza o opoponax, seguido do verde-terroso do vetiver e do verde-amarguento-úmido do musgo de carvalho. Depois de umas 4 horas aparecem notas sutilmente adocicadas, coisa de âmbar, tonka e sândalo.

Sortilege, em todas as etapas de sua evolução, apresenta aldeídos e não deixa, nem por um segundo, de ser datado, ‘vintage’.

Notas de saída: flor-de-laranjeira, pêssego, bergamota, aldeídos.

Notas de coração: jasmim, ylang-ylang, íris, rosa, lírio, violeta, lilás.

Notas de fundo: vetiver, sândalo, almíscar, opoponax, musgo-de-carvalho, fava tonka, baunilha, estoraque, âmbar.

Aos amantes da antiga perfumaria, um deleite!

Abaixo, anúncios antigos do Sortilege da Le Galion…

   

   


		
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s