Art Collection #8, Jacomo

Antes de tudo, falo brevemente da ‘Art Collection’, lançada pelo casa Jacomo em 2010. Inclui três fragrâncias (# 02, # 08 e # 09) criadas em cooperação com os artistas Cecilia Carlstedt, Daniel Egneus e Stina Persson. Pelo que entendi os artistas foram convidados a ilustrar as embalagens dos perfumes a partir do que o cheiro de cada um deles despertasse em seus sentidos, a criatividade e a emoção deveriam nortear suas obras. Jacomo # 08 foi pintado por Daniel Egneus, inspirado pela Índia, seus contrastes e força. 

daniel egneushttp://danielegneus.com/#2374

Incrível né? A união entre duas formas de arte, dois sentidos: a visão e o olfato, um auxiliando na representação do outro.

Quanto ao perfume, ele é a tradução da imagem da Índia que tenho idealizada em minha cabeça. Seus cheiros, suas cores e sabores. Sei que posso estar equivocada, afinal, fantasiamos muito sobre locais distantes, exóticos e até mesmo místicos, como temos o hábito de considerar a Índia e outros lugares orientais.

Também, desde pequenos, na escola, aprendemos que a Índia era a terra da especiarias, das sedas, dos perfumes! Que culpa temos, então?

#8 começa com o cheiro doce e levemente adstringente do chá, Diversos chás, na realidade: temos aqui xícaras de chá preto, chá mate, masala chai. Logo as especiarias deste último sobressaem, ficam bem evidentes as notas de cardamomo, canela e gengibre.

Depois de um tempo as especiarias abrandam (mas não somem), e deixam surgir um breve cheiro leitoso, adocicado. Surgem frutas secas doces e picantes, na minha percepção tâmaras e damascos.

As notas finais são ambarinas, mas ainda repletas do cheiro agridoce e exótico dos ‘temperos’.

Mas sabe o que é curioso? Tem horas que essas especiarias não são quentes no #8 e sim refrescantes. O cardamomo volta e meia se mostra fresco, verde e leitoso! Junto com a chá então, se torna tônico e revigorante!

Mas no geral #8 é um ode ao Masala Chai. Se você, como eu, é fã do cheiro e do gosto da bebida, vá em frente!

http://www.darjeeling.cz/en/black-tea/masala-chai-indian-ayurvedic-mix-426

Anúncios

4 comentários sobre “Art Collection #8, Jacomo

  1. Interessante,nunca ouvi falar ou comentários sobre estes perfumes de Jacomo!Tenho e sou fã do “Jacomo For Her”.Agora fiquei curiosa para conhece-los,é fácil encontra-los?Poderia me indicar algum site que posa tê-los?Gostaria de ver a resenha,grata,abraços,
    Lucia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s