Perfumes Góticos – Mesa Redonda dos Blogs Perfumados

http://nacreousalchemy.blogspot.com.br/2013_02_01_archive.html

Ah, que tema agradável! Desta vez a Mesa Redonda dos Blogs Perfumados veste toalha negra, está enfeitada com pétalas de rosas e todos nós bebericamos vinho ao som de Joy Division (porque eu gosto!).

É difícil para mim, que não sou exatamente gótica – mas já andei muito com o pessoal, já frequentei muito o Madame Satã e outras casas do gênero – definir tal estilo. Vejam bem, não falo do estilo gótico artístico, que abrange a arquitetura, a literatura, música e demais manifestações. Falo do estilo de vida gótico (conhecido também como Dark). Isso mesmo, aquela galera que se veste de preto (inclusive em pleno sol), usa penteados diferentes e segundo a lenda, vai ao cemitério beber vinho tudo verdade. Mas isso pra ser bem simplista e facilitar a visualização, na verdade tal estilo de vida é bem mais complexo, cheio de leituras, sons, símbolos, ritualística.

Bom, definições do estilo de vida a parte, vamos falar de perfumes que me fazem ter pensamentos sombrios, obscuros,  reflexivos e românticos. Porque sim, no fundo todo gótico é um romântico.

Recomendo a leitura do post da Luciana, do Blog Floral e Amadeirado, antes de qualquer coisa, para deixar de seguir estereótipos e quebrar tabus.

Quais perfumes me trazem a mente a atmosfera gótica? São tantos… mas vamos enumerar alguns:

Lysval, da Girard, que cheira a rosas mortas. Me faz pensar em plenitude e finitude, e como lidar com isso… Me faz pensar  no doce e solitário Edward Mãos de Tesoura…

John Galliano EDP, de John Galliano. Perfume dramático, multifacetado, arquetípico. Carrega em si a fada, a bruxa, a viúva, a devoradora. Ficaria perfeito na misteriosa personagem de Eva Green na série Penny Dreadful, senhorita Vanessa Ives.

Patchouli Antique, Les Nereides, que transita lindamente entre o hippie-chic, o gótico, o cigano e o boudoir. Terreno, misterioso, representa a Deusa em todas nós, o ventre da terra, a Feiticeira. Penso na icônica Morgana, personagem do romance As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley.

Midnight Poison, Dior. A femme fatale, a mulher que seduz sem sequer se esforçar para tal, tamanho seu magnetismo. Ela é mística, obscura, proibida, inebriante. E glam. Elvira ‘Rainha das Trevas’, faça-se presente, deliciosa!

E para finalizar deixo uma música de uma banda que, como eu, não é exatamente gótica, mas tem lá seus momentos… The Cult, ‘Brother Wolf, Sister Moon’.

Visite as trevas dos demais blogs participantes:  O Templo dos Perfumes, Parfums et Poesie,  Perfume Bighouse, Perfume na Pele  Floral & Amadeirado


Anúncios

11 comentários sobre “Perfumes Góticos – Mesa Redonda dos Blogs Perfumados

  1. Esse Lysval me tenta há tempos, preciso cafungar! Fiquei curiosa com esse Patchouli Antique também. O Cult bem no início (tinha outro nome que não me lembro agora) tinha uma pegada bem dark. Amo! Bjssss

  2. Ganhei um ”Black Rose” da Mahogany e o considero um perfume meio obscuro, gótico rs, cheiro de rosas realmente escuras, de tempo fechado, mas muito bom! rs…curti muito a matéria, aliás, curto todas as suas resenhas.

    Tiago

  3. Lysval é o próprio, este ganha de todos: flores mortas, mortinhas e jogadas num canto do cemitério.
    Eu amei a descrição breve mas sensacional do Patchouli Antique. Eu sou apaixonada por isso, chamo de patchouli para mulheres, rs. Parece uma definição estúpida mas é porque ele não é brutal, é tão meigo, umamistura nivelada de terra e baunilha que vicia. Comprei dois e ganhei umas amostras de hidratantes dele que têm o mesmo cheiro. Fico horas sonhando ahaha.
    E Cult é tudo nessa vida de Deus. Salve, Ian!!
    bjus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s